PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Amadora


Exposição de motivos
Acreditamos que muitos dos problemas de saúde mental seriam facilmente ultrapassados caso os jovens pudessem facilmente recorrer a ajuda especializada. Para isso propomos a criação de um gabinete de atendimento sempre aberto e disponível para os alunos.
Muitas vezes a falta de saúde mental surge devido à falta de competências para lidar com os problemas do dia-a-dia. Não dispomos de conhecimentos práticos para cuidar da nossa vida. Acreditamos com a criação de uma nova área curricular focada nestes temas ajudar-nos-ia a estar mais preparados para a vida evitando situações de ansiedade, stress ou mesmo depressão.
A disponibilidade de equipas multidisciplinares ao nível das juntas de freguesia permitirá mitigar os problemas de saúde mental que possam surgir nos jovens, muitas vezes causados pro problemas familiares e que a resolução poderá ser simples, mas passa por outras pessoas que não os jovens. Saber a quem recorrer é meio caminho para solucionar um problema e evitar dor desnecessária.


Medidas Propostas
  1. Consultas de psicologia em ambiente escolar com técnicos que conheçam, verdadeiramente, o ambiente escolar e os problemas dos adolescentes.
  2. Criação de um domínio próprio na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a possibilidade de promoção de sessões escolares e workshops.
  3. Disponibilidade de equipas multidisciplinares de assistência social e psicologia clínica nas juntas de freguesia.