PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Gago Coutinho, Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira
Exposição de motivos
1ª medida - Com a partilha de um maior número de atividades lúdico-pedagógicas, em contexto de sala de aula, os docentes teriam ainda mais recursos ao seu dispor e as atividades letivas tornar-se-iam mais interessantes e facilitadoras das aprendizagens dos alunos. O aumento e a diversificação destas atividades permitiriam um ambiente mais informal e interativo, contribuindo decisivamente para uma melhoria da saúde mental nos jovens.2ª medida - Esta aula seria lecionada com o objetivo de os jovens se afastarem do uso excessivo das novas tecnologias e de se focarem, também, em outras atividades igualmente enriquecedoras, desde jogos lúdicos a diálogos ou debates sobre assuntos do seu interesse. Permitiria aos jovens uma grande melhoria das competências de comunicação e de socialização, para além de contribuir, decisivamente, para uma efetiva integração dos alunos na comunidade, para reduzir o isolamento e para servir como um momento de desanuviamento do stress escolar. Esta aula seria assistida por um professor diferente em cada semana e teria a duração de quarenta e cinco minutos.
3ª medida - Com este plano, a escola teria informação muito importante e credível sobre o estado mental e psicológico de cada aluno, de forma a encontrar as melhores e mais individualizadas estratégias, para a superação de dificuldades de aprendizagem e de integração em meio escolar. Pretendia-se ainda que, com esta avaliação, se aprofundasse o autoconhecimento e o reconhecimento da necessidade de pedir ajuda especializada, tendo em conta a persistência do estigma de procurar ajuda psicológica, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida.
Dependendo do resultado do formulário, cada aluno teria a escolha de ser acompanhado por um psicólogo (com ajuda de instituições voluntárias) que estaria disponível durante a sua passagem pelo ensino secundário.
Medidas Propostas
- Criação de uma plataforma nacional de partilha de atividades lúdico-pedagógicas a aplicar em contexto de sala de aula e acessível a todos os docentes.
- Criação de uma aula livre, com a duração de quarenta e cinco minutos, na carga letiva semanal dos alunos, em todas as escolas do país.
- Criação de um Plano Nacional de avaliação psicológica voluntária, para os jovens em idade escolar.