PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Internacional de Torres Vedras


Exposição de motivos
As respostas de saúde mental devem abranger 3 eixos:
Os cuidados primários de saúde, garantindo a disponibilização desta especialidade, pelo serviço nacional de saúde e as comparticipações de consultas e tratamentos por outros sistemas.
A comunidade escolar, com o reforço da disponibilidade de especialistas nas escolas. – MAIS IMPORTANTE E SOBRE A QUAL APRESENTAMOS 2 PROPOSTAS
O contexto laboral, com a promoção da saúde mental nas organizações.

É essencial a construção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, sendo necessário, não só desenvolver uma política nacional para a saúde mental, como implementá-la efetivamente, o papel do parlamento e do governo são determinantes para este desígnio.
As medidas propostas pretendem contribuir, para a necessidade de estar alerta para este problema, para garantir a promoção do conhecimento sobre a temática e para desmistificar e simplificar o acesso à saúde mental.
Uma das medidas apresentada destina-se a toda a população, as restantes em particular aos jovens em idade escolar, por se considerar que a saúde mental, atual, surge como área prioritária de intervenção em meio escolar.


Medidas Propostas
  1. Aplicação de apoio à saúde mental
    Desenvolvimento de uma App (Staying Alive) para apoiar a promoção da saúde mental. Esta App destinada a toda a população, ou em alternativa uma plataforma que funciona alojada no site do SNS 24.
  2. Consultas de psicologia obrigatórias a partir dos 10 anos, de 2 em 2 anos, até aos 18 anos.
  3. Alteração do “Programa de Cidadania e Desenvolvimento” no 2.º e 3.º ciclo de escolaridade, com introdução de campanhas, palestras, quizs para sensibilizar para a saúde mental dos jovens.