PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre, São Marcos, Sintra


Exposição de motivos
Em Portugal, o número de alunos com sintomas depressivos tem vindo a aumentar nos últimos três anos, como consequência das alterações da sociedade e do confinamento decorrente da pandemia de Covid-19. Antes de tomar qualquer tipo de medidas de prevenção ou de intervenção, precisamos de saber onde reside o problema, recolhendo dados individuais e reais sobre a Saúde Mental dos Jovens. A nossa proposta consiste na criação do Inquérito de Observação da Saúde Mental (IOBSM), de carácter obrigatório, promovido pelo Governo.
Os jovens necessitam de falar com alguém sobre os seus problemas, contudo, muitos não sentem o à-vontade necessário para se dirigirem a um psicólogo. Neste sentido, é essencial criar, no meio escolar, alternativas aos gabinetes de Psicólogos. Para isso, propomos que o Provedor do Aluno, espaço existente na nossa escola, no qual os alunos são recebidos por professores ou alunos mais velhos, que os ouvem e os orientam em diversas situações, seja alargado a outras escolas. Pretende-se que este espaço permita que os alunos se sintam mais desinibidos para falarem sobre os seus problemas, recorrendo-se a estratégias de apoio ao nível da sua Saúde Mental.
Acreditamos que a educação para a Saúde Mental é fulcral no mundo atual. Apesar de reconhecermos que lhe tem sido dedicada uma maior atenção, nos últimos anos, continua a não constar no programa escolar de Cidadania, pelo que propomos a sua integração na mesma com a criação do subtema Saúde Mental, que se enquadrará no tema principal Saúde.


Medidas Propostas
  1. Criação do Inquérito de Observação da Saúde Mental (IOBSM), de caráter obrigatório, promovido pelo Governo, com o objetivo de obter dados individuais e reais sobre a Saúde Mental dos alunos portugueses.
  2. Implementação e/ou consolidação do espaço do Provedor do Aluno com a valência de apoio à Saúde Mental. A seleção dos alunos que frequentarão este espaço será feita através dos resultados do IOBSM.
  3. Introdução do tema Saúde Mental no programa de Cidadania, enquadrando-se no tema, já existente, Saúde.