PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Saramago, Mafra


Exposição de motivos
Os motivos pelos quais elaborámos estas propostas foram precisamente por as considerarmos promotoras de melhorias significativas a nível da saúde mental nos jovens.
Quanto à primeira medida, está cientificamente comprovado que a meditação e o yoga têm um impacto positivo a nível psicológico. São duas técnicas de autorregulação do organismo que gostávamos de ver implementadas de forma consistente nas aulas de educação física, uma vez que agregam não só atividade física (yoga) mas também técnicas de respiração (meditação) que consequentemente melhoram os níveis de concentração e diminuem os sintomas ligados à ansiedade e ao stress, algo que atualmente é muito presente na vida dos jovens.

No que respeita à segunda medida, atualmente, a proporção de psicólogos para o rácio de alunos de uma escola está extremamente desequilibrada. O nosso objetivo é implementar uma medida em que exista pelo menos um (1) psicólogo para cada 200 alunos. Estabelecemos esta proposta com vista a que a comunidade estudantil tenha um maior apoio a nível psicológico e maior facilidade no acesso a recursos nesta área, permitindo, assim, que os jovens possam pedir ajuda, sejam acompanhados e não se sintam sozinhos.

Por último, mas não menos importante, a nossa proposta de Reforma Estrutural do Sistema de Ensino apoia-se na possibilidade da existência de um currículo flexível que permita aos alunos poder escolher um percurso ajustado à sua vocação.
Neste sentido, poderíamos estudar e aprender matérias que são efetivamente condizentes com o nosso projeto profissional futuro, que nos fazem sentir motivados para a frequência diária da escola. É a nossa segunda casa e é importante que sintamos vontade de lá estar, de poder escolher disciplinas que agregam áreas e temas diferentes.




Com esta medida pretende-se contribuir para a diminuição do cansaço e do stress, manifestados pelos alunos, para a melhoria da motivação, da
vontade, da felicidade e do interesse, o que, acreditamos, poderá ser conducente ao bem-estar, quer a nível mental quer físico, uma vez que estas duas dimensões estão interligadas.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade do lecionamento de yoga e técnicas de respiração e relaxamento em educação física: os ataques de ansiedade e de pânico, são algo que se fala muito no quotidiano, principalmente nos dias de hoje. A yoga e a meditação, são um dos melhores métodos para exercitar a mente, e em crises de ansiedade, é algo vital, que deveria ser do conhecimento de todos. O lecionamento destas técnicas, principalmente as de respiração, ajudaria os jovens a controlar melhor as suas emoções.
  2. • Desenvolvimento de mecanismos para detenção precoce de problemas de saúde mental concretamente o fim do analfabetismo emocional, ensinando a gerir obstáculos e frustrações para ser capaz de lidar com a derrota, o fracasso, a desilusão, colocando psicólogos nas escolas com a proporção de 1 para 200 em todos os níveis de ensino.
  3. . Reforma estrutural no sistema de ensino: Esta medida, apesar de ser extremamente ambiciosa, é algo que mudaria de forma muito positiva a vida dos jovens. Este novo ensino consistiria na escolha de disciplinas e não de áreas, de modo a não limitar cognitivamente, criativamente e futuramente o aluno. Os alunos teriam disciplinas de caráter geral é obrigatório, como Português, Inglês e Matemática e posteriormente poderiam escolher o resto das disciplinas, até um máximo de 8.