PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Colégio Miramar
Exposição de motivos
Atualmente, para entrar no ensino superior em instituições públicas, o formato de acesso baseia-se pela contabilização da média do ensino secundário e da nota das provas de acesso, por norma cada um vale 50% para a nota final de acesso. Tendo em conta que os alunos encontram-se em situações não sempre iguais devido às diferenças existentes ao nível de qualidade de ensino por todo o país, a simples avaliação da média dos alunos e da prova de acesso são fatores que causam grande pressão sobre os alunos. De forma a existir um processo de alteração para tornar o formato de acesso mais justo para todos os alunos, outros formatos mundiais podem servir de exemplo para o nosso país. Nos EUA é considerada a média do secundário (GPA), provas de acesso (SAT e ACT), cartas de recomendação, redações de admissão e entrevistas. Já no Reino Unido é considerado, para além das notas, entrevistas e audições, aplicadas somente em alguns cursos. Analisando as diferentes realidades sociais, numa fase inicial a consideração de entrevistas e cartas de recomendação podem melhorar significativamente o acesso ao ensino superior no nosso país.Respeitante à segunda medida os nossos motivos prendem-se nos seguintes argumentos. Para serem detetados problemas do foro mental é possível através de provas, todavia a simples avaliação através de uma prova pode ser insuficiente e necessitar de ser acompanhada com consultas para detetar algum problema. Entre os diversos testes neuropsicológicos existem o MoCa – Montreal Cognitive Assessment; subtestes da Wechsler Memory Scale ou da Wechsler Adult Intelligence Scale, entre muitos outros. Para facilitar o processo de aplicação no meio escolar poderiam ser desenvolvidas formas de aplicar online. Numa maximização dos resultados, estes testes deveriam ser aplicados desde os 14 anos, visto que é desde esta idade onde os jovens começam a desenvolver a maioria dos problemas mentais, e um foco maior, ou seja, testes mais regulares e, dependendo dos meios, mais acompanhamento, em regiões menos desenvolvidas, onde é mais propício a problemas de foro psicológico.
Por último, os motivos da última medida são: Face aos inúmeros problemas assistidos no campo da educação, principalmente pela desvalorização dos professores e com outros pontos mais importantes para serem resolvidos, de modo a que esta medida possa ter a mínima possibilidade de ser aplicada tem de se iniciar por alterações nos campos de férias já existentes. Tendo em conta o grande número de campos de férias pelo país, esta medida, numa fase inicial, poderia passar pela comparticipação dos campos, o que iria ser um valor inferior ao que se fosse uma medida unicamente do Estado. Em zonas sem campos de férias já se tornaria mais justificável a criação de um. Por todo o país já se encontram diversos campo de férias, onde poderiam ser introduzidos temas da saúde mental de modo a melhorar esta questão
Medidas Propostas
- Alteração processual do acesso ao ensino superior, através da valorização de outras componentes, tais como, cartas de recomendação ou atividades extracurriculares.
- Realização de Inquéritos de Rastreio Psicológico nas escolas, de forma a apurar o estado de saúde mental dos estudantes. Fornecendo aos estudantes, à família e às escolas os conselhos e ferramentas necessários para cada situação.
- Utilização/Criação de espaços/campos de férias que privilegiem o contacto com a natureza para a realização de atividades lúdicas, assim como de palestras relativas à saúde mental, durante um período de férias.