PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Caneças, Odivelas


Exposição de motivos
Para promover a saúde mental dos jovens, pensamos que a sociedade em que vivemos não está completamente apta para receber pessoas psicologicamente instáveis, tanto como aceitá-las no meio escolar e social. Assim, apresentamos três propostas, que consideramos que sejam as mais adequadas para combater este “tabu”.
- Criação de uma nova disciplina com caráter facultativo, mas que poderá ser implementada como parte do currículo e que aborde temas e atividades importantes para a saúde mental dos jovens e para o seu desenvolvimento.
· Incluir nos programas de educação e cooperação escolar uma disciplina de caráter que promova a colaboração entre alunos e professores, com o objetivo de implementar o desenvolvimento pessoal e interpessoal de cada um dos respetivos participantes.
· Propomos um horário semanal de uma hora, em horário escolar a decidir. Nestas aulas seria importante abordar temas que envolvessem a saúde mental e os seus “tabus” (sexualidade, identidade de género, violência doméstica e no namoro, violação, assédio sexual e entre muitos outros).
- Criação de uma “sala do desabafo”, para libertação de emoções intensas ou depressivas em estabelecimentos de ensino e locais públicos acessíveis, gratuitas e podendo ser amovível em parques municipais e estabelecimentos de ensino. Esta sala, revestida interiormente por material de isolamento acústico, com o intuito de incentivar a libertação das suas emoções de formas mais variadas (gritar, chorar) sem incomodar o bem-estar de outrem. Com vista a prevenir a vandalização destas salas, propomos uma hora de abertura de portas e encerramento, das 8 horas da manhã às 20 horas da noite (período em que haverá mais pessoas a circular nos locais públicos, estando, de certo modo, mais protegido e salvaguardado de quaisquer danos. Nos estabelecimentos de ensino, terão o horário letivo.
Implementação e adaptação do modelo empresarial do Projeto SMART nos estabelecimentos de ensino, onde o trabalho por objetivos e recompensas associadas ao bem-estar inibiriam potencialmente situações de baixa auto-estima e de ansiedade em situações quer de testes, exames e exposição pública. Paralelamente, esta iniciativa, muito próxima do mundo laboral, para além de prevenir problemas de saúde mental, funcionaria como preparação para a vida ativa.


Medidas Propostas
  1. Inclusão de uma nova disciplina curricular que aborde temas importantes para a promoção da saúde mental dos jovens e para o seu desenvolvimento pessoal e relacional.
  2. Criação de uma “sala do desabafo” em estabelecimentos de ensino e locais públicos com isolamento acústico com vista a preservar o direito à privacidade e libertar as tensões dos cidadão.
  3. Implementação e adaptação do modelo empresarial do Projeto SMART nos estabelecimentos de ensino, onde o trabalho por objetivos e recompensas associadas ao bem-estar inibiriam potencialmente situações de baixa auto-estima e de ansiedade em situações quer de testes, exames e exposição pública.