PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Profissional de Transportes


Exposição de motivos
O Tema a “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?” é bastante desafiante e complexo e permitiu-nos ter uma ideia de como este assunto está presente no quotidiano de toda a comunidade escolar (alunos, docentes, administrativos, pessoal auxiliar e encarregados de educação). A ansiedade, medo, stress, depressão, entre outros problemas, estão presentes dentro e fora do ambiente escolar, muitas das vezes vividos em silêncio e sem o devido acompanhamento ou resposta adequada.
Após estas semanas de trabalho concluímos que tem de ser feito um trabalho de esclarecimento/sensibilização e alerta para identificar casos precoces e combater preconceitos e estigmas associados a este tema. As nossas propostas visam acima de tudo, informar e consciencializar a comunidade escolar. Pretendem também atuar num ponto de vista preventivo, incentivando à atenção para os sinais precoces de mal estar que podem levar a uma atuação imediata de modo a evitar problemas futuros.


Medidas Propostas
  1. 1. Criação da semana da Saúde Mental – No dia 10 de outubro comemora-se o “Dia Mundial da Saúde Mental” propomos que durante essa semana, todas as escolas do país deverão dinamizar uma série de ações e atividades de sensibilização e promoção de saúde mental, procurando envolver toda a comunidade escolar e que fossem adaptadas a todos os níveis de ensino, a partir do pré-escolar. As atividades teriam de estar previstas no plano anual de atividades da escola.
  2. 2. Criação de uma aplicação para o telemóvel/smartwatch denominada de “Smileup” para monotorização do comportamento do utilizador nos seguintes pontos: horas de sono; níveis de stress; horas de trabalho; horas de lazer; tempo gasto com relações pessoais.
    A aplicação daria um sinal de alerta caso algum parâmetro estivesse fora do expetável para manter os níveis de bem-estar, dando sugestões para reverter a situação em curso no imediato.
  3. -