PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Cardoso Pires, Loures


Exposição de motivos
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.

Existem vários fatores que contribuem para o desencadeamento da doença mental, fatores esses como a epidemias. Um dos casos mais recentes de epidemia foi a quarentena devido ao Covid-19.
Através de questionários online mais de um quarto dos indivíduos da população geral adulta e cerca de metade dos profissionais de saúde reportam sintomas compatíveis com ansiedade e depressão moderadas a graves, e perturbação de stress pós-traumático.
Também os alunos da nossa escola, através de questionários e reflexão em grupo, revelaram que a sua saúde mental degradou-se, tendo mais dificuldades em socializar, tendo mais comportamentos de tristeza , ansiedade e medo de ordem individual e em relação a amigos e familiares.
Importa rastrear a saúde mental dos jovens e população adulta em Portugal porque as doenças mentais são muitas vezes desvalorizadas e os seus sintomas minimizados e porque a nossa perceção é que esta degradou-se e é necessário tomar medidas para a melhorar.
Igualmente, a sociedade portuguesa ainda têm preconceitos e dificuldade em aceitar que adultos ou jovens precisam de ajuda psicológica, por isso, ainda é importante fazer uma campanha de sensibilização de que a saúde mental é tão importante como a física e de que as suas doenças/perturbações do foro mental devem ser tratadas.
Simultaneamente, devem ser tomadas medidas promotoras de uma melhor saúde mental nas escolas e na sociedade, para mitigar os danos causados pela pandemia.


Medidas Propostas
  1. Mais programas de rastreio a doenças como, por exemplo, ansiedade, depressão e distúrbios alimentares que são os problemas com que os jovens mais lidam hoje em dia
  2. Programas de sensibilização aos encarregados de educação porque a negligência com a saúde mental nos jovens estudantes começa com o preconceito por parte dos adultos.
  3. Criação de espaços nas escolas onde os alunos pudessem relaxar, descansar em silêncio ou com música relaxante, com luz adequada e de acesso livre, mas com uma lotação definida e adequada.