PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Afonso, Loures


Exposição de motivos
A saúde mental é de extrema importância para todos os cidadãos que se devem informar da melhor maneira possível sobre os malefícios que a falta de acompanhamento psicológico pode provocar nos jovens. Assim, a primeira medida foi focada na facilitação dos recursos de saúde mental de modo a movimentar de alguma maneira os jovens para a procura de ajuda, através da criação de uma aplicação como o whatsApp, onde os jovens tenham perfis anónimos e que lhes permita dialogar com profissionais da área. É essencial também desenvolver um acompanhamento regular a nível psicológico (consultas de rotina apoiadas pelo estado) semelhante ao acompanhamento físico/geral já existente, combatendo, assim, a falta de acompanhamento psicológico e realizar, com maior frequência, sessões em turma com a(o) psicóloga(o) da escola, onde sejam abordadas formas de lidar com o stress e a ansiedade a nível escolar e pessoal (promovendo consultas individuais e eventual encaminhamento para outros profissionais mais especializados).
Muitas vezes o problema tende a agravar-se e infelizmente muitos pais desvalorizam a situação e/ou não fazem a mínima ideia de como podem ajudar. Defendemos, assim, na nossa segunda medida, que o aconselhamento parental deve ser providenciado por entidades certificadas, com o objetivo de sensibilizar os pais para as problemáticas dos jovens e envolvê-los na sua resolução, apostando em sessões informativas, para pais e professores, acerca da saúde mental dos jovens e modos de atuar perante as diversas situações, com a presença de mais especialistas nas escolas que possam aconselhar e gerir a partilha de experiências. Deve-se incentivar as escolas a fornecer informação, através de palestras e campanhas educativas sobre a saúde mental e como atuar em situações de ataque de pânico/ansiedade, assim como o desenvolvimento de mais ações de esclarecimento, nas diversas instituições do ensino superior, de modo a esclarecer eventuais dúvidas, evitando situações de angústia e ansiedade relacionadas com a incerteza da escolha relativa ao futuro dos jovens.
Numa terceira medida consideramos que outro meio de promover a saúde mental e o bem-estar dos jovens é a prática de atividades lúdicas variadas, salientando que atividades desportivas, musicais, artísticas, entre outras, promovem o convívio social num ambiente estável e saudável, ou seja, beneficiam e ajudam a melhorar o seu estado de espírito e autoestima, salientando que não deve ser algo que lhes seja imposto pelos pais ou pelo “querer” pertencer a um grupo. Assim, consideramos que disponibilizar atividades, fora do âmbito escolar para os jovens, é fundamental para combater o isolamento e o excesso de uso das redes sociais, internet, etc, ajudando a prevenir situações problemáticas, que no futuro poderão afetar os jovens portugueses.
E não podemos esquecer que os jovens são o futuro de qualquer sociedade e um investimento de todos nós!


Medidas Propostas
  1. Facilitar o acesso dos jovens a recursos de saúde mental, como terapia e aconselhamento, para que possam obter a ajuda de que precisam para cuidar de sua saúde mental;
  2. Sensibilizar e informar os jovens e a sociedade sobre os problemas de saúde mental, combatendo a desinformação e o desconhecimento sobre esta temática, criando condições para que os jovens tenham uma forte rede de apoio de familiares e amigos que possam fornecer apoio emocional e ajudá-los a enfrentar quaisquer desafios;
  3. Desenvolver atividades para os jovens, que promovam a saúde mental e o bem-estar, como atividades desportivas, musicais e atividades ao ar livre para ajudar a reduzir o stress e melhorar a saúde mental dos mesmos.