PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato "Álvares Cabral"


Exposição de motivos
O Externato Álvares Cabral, por nosso intermédio, apresenta as seguintes medidas para promoção de saúde mental dos jovens em Portugal.
O conjunto de medidas apresentadas incluem exercícios individuais e coletivos que promovam o desenvolvimento integral dos jovens, a fim de lhes proporcionar uma compreensão individual e coletiva, mais profunda de si próprio e dos pares, tanto a nível das suas emoções como dos comportamentos a aportar no meio onde estão inseridos.

De modo a fornecer um conjunto de ferramentas úteis para a construção de uma base sólida de bem-estar emocional e psicológico, consideramos importante a integração de atividades de desenvolvimento pessoal num bloco letivo obrigatório. Estas atividades têm como principais objetivos trabalhar e desenvolver competências que fomentem uma melhor autoestima:
• gerir, reconhecer e compreender as emoções;
• desenvolver habilidades e resolução de problemas para lidarem com situações stressantes e desafiadoras, de forma mais eficaz;
• estabelecer relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios com amigos, familiares e adultos de confiança, a fim de se sentirem apoiados e compreendidos pelo seu meio envolvente.

Num formato diferente, defendemos também a inclusão de palestras motivacionais nos programas curriculares, facilitadas por diferentes profissionais. Neste tipo de iniciativa, vários oradores podem partilhar as suas experiências e perspetivas sobre diversos temas, inspirando os jovens através dos seus exemplos e aprendizagens. Este género de participação pode incluir:
• criar metas e objetivos pessoais e profissionais;
• criar parcerias entre escolas e empresas, onde os jovens são orientados pelo meio empresarial a planear o seu percurso académico e profissional motivando-os para um futuro próximo.

Defendemos também a importância da prevenção e da introdução de uma abordagem adequada a cada faixa etária, bem como a criação de soluções acessíveis a todos, de forma gratuita e integrada no sistema de ensino português. Neste sentido, propomos:
• a implementação do tema da saúde mental nos programas curriculares, desde o primeiro ciclo de escolaridade,
orientado por psicólogos, educadores, professores e/ou coaches.

Em conclusão, renovamos a importância que estes problemas sejam identificados e tratados o mais cedo possível para evitar problemas adicionais e melhorar a qualidade de vida dos jovens. Promover o bem-estar dos jovens, bem como o desenvolvimento das suas competências cognitivas e socioemocionais, são metas fundamentais.

As propostas apresentadas constituem, assim, medidas que podem gerar um impacto positivo na vida dos Jovens ajudando-os a enfrentar e a superar obstáculos com perspetivas mais claras e confiantes dos seus percursos permitindo-lhes lidar com os desafios pessoais do seu dia-a-dia e do seu futuro pessoal e profissional.


Medidas Propostas
  1. Criação de um bloco letivo de desenvolvimento pessoal orientado por psicólogos, professores e/ou coaches
  2. Inclusão de palestras motivacionais nos programas curriculares, facilitadas por profissionais de diferentes áreas
  3. Implementação do tema da saúde mental nos programas curriculares desde o primeiro ciclo de escolaridade