PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Camões, Lisboa
Exposição de motivos
1- Internamente, a direção de cada Escola secundária responsabilizar-se-ia pela recolha do número real de alunos que necessitassem de apoio psicológico, e após uma avaliação feita pelo psicólogo da escola, seria determinada a recorrência das sessões. Só deste modo se conseguiria fazer uma distribuição equitativa de estudantes-estagiários a nível nacional.Os estagiários teriam um papel preponderante na condução de sessões com toda a comunidade escolar (principalmente alunos), fazendo-se acompanhar pelo psicólogo institucional nas primeiras “consultas”, de modo a colmatar a ausência de pequenos pormenores técnicos. Para além disto, os alunos de psicologia, sempre em colaboração com os psicólogos escolares estariam responsáveis por elaborar sessões de formação para toda a escola. Assim a presença destes estudantes, permitiria, um reforço na abordagem preventiva e sinalização de casos problemáticos, diminuindo as necessidades de cada comunidade escolar no que toca à saúde mental.
2- Propomos a reformulação estrutural, regrada e faseada da ideia de aprendizagem, que abrangeria o ensino secundário, primário e pré-primário.
Acreditamos que para haver uma melhoria efetiva na saúde mental dos jovens é necessário formarmos crianças empáticas e tolerantes, para tal tencionamos implementar atividades educativas, relativas ao desenvolvimento pessoal e interpessoal de cada criança.
Relativamente ao ensino secundário, visamos uma maior articulação das redes de apoio de saúde mental, assim como a restruturação dos atuais métodos de ensino, de modo a melhorar e aproveitar as capacidades que cada aluno tem para oferecer e merece desenvolver.
3- Pretendemos fortificar a ligação entre a rede escolar e a comunidade exterior, isto é, queremos quebrar a monotonia do ensino atual implementando mais visitas de estudo, projetos, palestras e eventos esporádicos relativos às respetivas matérias lecionadas em cada disciplina, de modo a proporcionar uma aprendizagem real e didática.
Medidas Propostas
- Criação de parcerias com a Ordem dos Psicólogos e Instituições de Ensino Superior que ofereçam mestrado de psicologia educacional, canalizando os estágios finais de ciclo para as escolas secundárias portuguesas.
- Reestruturação das metodologias educativas em vigor, propondo um ensino que permita explorar não só as capacidades cognitivas como também as sentimentais e criativas de cada aluno.
- Articulação de aprendizagens práticas com o modelo de ensino vigente.