PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Real Colégio de Portugal


Exposição de motivos
A saúde mental é um tema muito relevante, mas frequentemente ignorado. Existem muitos problemas diferentes que afetam a saúde mental e a única forma de nos aproximarmos da sua resolução passa pela educação, pela literária para a Saúde e por uma consciencialização do seu impacto no presente e no futuro dos cidadãos. É necessário reconhecer a importância deste tema, para aprender a lidar com ele e a geri-lo da melhor forma.

Com a pandemia da Covid-19, a Saúde Mental dos jovens diminuiu devido à situação de isolamento, à diminuição da atividade física e maior exposição aos problemas familiares e ao cyberbullying. Desde o início do período pós-pandémico que cada vez mais se tem vindo a destacar a importância do papel das escolas e de um ambiente escolar saudável para que os jovens voltem a adquirir um equilíbrio psicológico mais estável.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental é um estado de bem-estar em que as pessoas têm consciência das suas capacidades, conseguem gerir o stress, trabalhar e ser produtivas, para além de se relacionarem de forma positiva com a família e a sociedade em que se inserem. Os jovens portugueses estão sujeitos a uma mancha horária escolar que ocupa a maior parte dos seus dias, para além do estudo. A partir do 9º ano, acresce a pressão dos Exames Nacionais, tornando-se complicada a gestão do tempo, fator que promove a ansiedade, uma das perturbações mentais mais frequentes em Portugal.


Medidas Propostas
  1. Propomos a criação de palestras e seminários nas escolas no âmbito da saúde mental, na tentativa de quebrar tabus no que toca à doença mental, focados na identificação de problemas e de certos sintomas, procurando, acima de tudo, ensinar a reagir de forma correta perante a exposição a situações críticas, com uma intervenção adequada. Estes cursos deverão assemelhar-se a um treino de suporte básico de vida, em que alunos e professores aprendem a lidar com situações mais graves.
  2. Propõem-se a criação de um Plano de Saúde Mental para as escolas portuguesas focados em três vetores de ação: aumento do número de psicólogos disponíveis para todos os alunos que sofram de transtornos mentais; sessões de avaliação psicológica para todos os alunos; criação de uma App específica para ajudar anonimamente alunos que estejam simplesmente a precisar de desabafar ou de algum tipo de apoio psicológico.
  3. Propomos, à semelhança do que está a ser estudado para os trabalhadores de certos setores, que os estudantes passem a estar incluídos na “semana dos quatro dias”, agilizando-se a mancha horária e os currículos das disciplinas de forma que os jovens tenham um dia a meio da semana sem aulas que possa ser utilizado para promover o seu equilíbrio mental através de uma melhor gestão do tempo e conciliação do trabalho escolar com a vida pessoal.