PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional CEFAD


Exposição de motivos
A Saúde Mental é, principalmente após a pandemia, uma preocupação crescente na nossa sociedade, com a identificação de problemas que afetam grande parte da população. A intervenção precoce é considerada preponderante no sucesso da intervenção e, para que isso aconteça, dever-se-ão realizar alterações profundas na forma como a Saúde Mental é encarada.

Deste modo, a sensibilização e educação dos alunos a partir do 1.º ciclo torna-se fundamental para que consigam um melhor conhecimento e gestão das suas emoções, pois é, desde novos, que se deve começar a trabalhar emoções e comportamentos, permitindo um desenvolvimento psicossocial mais equilibrado. Neste âmbito, seriam desenvolvidos temáticas, com as devidas adaptações pedagógicas a cada faixa etária, que pretenderiam potenciar o autoconhecimento, a aprendizagem de estratégias para gerir as suas emoções, o treino da empatia e da assertividade na relação com os seus pares e familiares, entre outros.

A melhoria das condições de trabalho e salariais dos técnicos de saúde, permitindo também o aumento de contratualização de novos colaboradores, também se revela fundamental pois atrairá mais especialistas nas diferentes áreas (Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Psicologia), de modo a que haja uma maior capacidade de resposta às necessidades, nas escolas e no Serviço Nacional de Saúde. O facultar fichas de anamnese nos estabelecimentos de ensino e nos centros desportivos, aplicadas com alguma regularidade, permitirá detetar possíveis problemas relacionados com a saúde mental, em fases mais precoces, principalmente nas camadas mais jovens da população, implicando a existência de psicólogos clínicos e educacionais nesses ambientes.


Medidas Propostas
  1. Implementar a disciplina de Psicologia nas escolas a partir do 1.º ciclo.
  2. Aumentar o número de técnicos de saúde mental, melhorando as suas condições laborais e salariais.







    Obrigatória a disponibilização de fichas de anamnese para diagnóstico em todas as escolas e centros desportivos com a existência de psicólogos clínicos e educacionais nos mesmos.
  3. Obrigatória a disponibilização de fichas de anamnese para diagnóstico em todas as escolas e centros desportivos com a existência de psicólogos clínicos e educacionais nos mesmos.