PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Rainha Dona Leonor, Lisboa


Exposição de motivos
A saúde mental é um estado de bem-estar geral que permite que cada pessoa realize as suas tarefas, crie objetivos e lute por os alcançar.

Quando falamos em saúde mental nos jovens, referimo-nos muito à falta dela. Ao entrarmos no Secundário, ficamos mais vulneráveis a problemas mentais devido à pressão provocada pela necessidade de obtenção de bons resultados e pela evolução das interações sociais a que estamos sujeitos.

Quando um jovem tem problemas mentais como a depressão, que afeta 25,5% dos jovens, surge uma desmotivação para praticar as ações do dia-a-dia, entrando numa espiral negativa de onde é muito difícil sair. Ficam sem vontade de comer, ir à escola, de dormir, de se arranjar e mesmo de interagir com quem os pode ajudar.

Estes são os principais sintomas de quem passa por dificuldades mentais, aos quais as pessoas próximas devem estar muito atentas pois este tipo de situação causa nos jovens uma perda da autoestima que deixa marcas e traumas por muito tempo ou para sempre.

Esta espiral negativa em que muitos jovens entram, pode-se transformar mesmo em doença (física ou mental) que pode levar os jovens a cometer atos extremos de desespero, se a ajuda certa não chegar a tempo. Infelizmente, muitas pessoas desvalorizam os sinais e os pedidos de ajuda transmitidos muitas vezes de forma silenciosa.

A adolescência e a transição para a vida adulta são fases importantes que acabam por afetar a saúde mental dos jovens, por isso é tão importante debater estes temas com a comunidade geral.


Medidas Propostas
  1. Consultas de psicologia grátis até aos 25 anos.
  2. Reforçar a equipa de psicólogos nas escolas.
  3. Criação de uma linha de prevenção ao suicídio que funcione 24h/dia.