PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição (Casa Pia)


Exposição de motivos
1. A formação parental é fundamental para que os pais possam perceber de que forma o contexto familiar afeta a saúde mental dos filhos. A promoção de palestras e outro tipo de atividades formativas sobre a temática é fundamental para que os pais possam acompanhar mais de perto os filhos e percebê-los mais facilmente.
2- A prática da meditação em todas as escolas durante 15m, no primeiro tempo de aulas da manhã, traria múltiplos benefícios, como por exemplo relaxar a mente, esquecendo, deste modo, os problemas que por vezes ocorrem em casa de manhã e ajudando a aliviar do stress provocado pela deslocação até à escola em transportes públicos. Para que a meditação fosse praticada na escola os professores deveriam ter formação na área promovida por um profissional especializado. A prática da meditação ajudaria a que os alunos tivessem uma maior predisposição para a aprendizagem.
3- As carrinhas itinerantes permitem um apoio psicológico imediato e totalmente gratuito, 24h por dia. O facto de serem itinerantes permitem que este tipo de apoio chegue a mais jovens, visto que podem circular por diversos locais, mais ou menos povoados. A questão ambiental também é importante, pelo que as carrinhas deveriam ser elétricas.


Medidas Propostas
  1. Formação parental no âmbito da saúde mental.
  2. Promoção da meditação nas escolas.
  3. Promoção de apoio psicológico gratuito disponibilizado através de carrinhas elétricas itinerantes.