PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Vergilio Ferreira, Lisboa


Exposição de motivos
Nas sociedades atuais o tema “Saúde Mental “e mais especificamente “Saúde Mental nos Jovens” assumiu-se como prioritário de um bem estar e qualidade de vida enquanto direito humano fundamental. O contexto de pandemia, a rutura das relações sociais nas práticas tradicionais, o enclausuramento passado e ainda presente em algumas comunidades, colocaram em primeiro plano problemas que até agora atuavam num palco considerado secundário. O recente contexto de guerra, a imprevisibilidade económica, política e mesmo identitária que carateriza o modo de vida atual exige que sejam pensadas formas de atuar para dialogar, informar, prevenir, mas também tratar as questões da saúde mental. Neste sentido, concordamos que o presente e o futuro se esboçam intervindo no meio escolar, concebendo a escola mais do que um espaço de aquisição de conhecimento, um espaço de interação e moldagem nas fases críticas da personalidade e da identidade social de cada indivíduo. A crescente e preocupante incidência de problemas de saúde mental entre os jovens, faz das escolas contextos prioritários de ação, em articulação com o enquadramento sócio-familiar. As medidas por nós propostas resultam da reflexão sobre o problema e incidem nos desafios, perguntas e respostas suscitados. A proposta de criação de eventos estruturados, organizados ao longo do ano escolar, em contexto de socialização escolar permitirá ajudar a desconstruir o tabu da saúde mental, abrindo espaço para um contínuo de diálogo, acesso à informação e a linhas de comunicação, onde parceiros credíveis e aptos, proporcionarão a sinalização e resposta para alguns dos problemas. Em articulação com a proposta anterior, a criação de uma disciplina lecionada desde o 1º ciclo e ao longo da vida escolar, em que seria reforçada a importância de hábitos saudáveis no quotidiano dos alunos salientando o bem estar e saúde mental, permitirá uma abordagem mais abrangente e institucional da saúde mental. É fundamental desenvolver um ambiente de “conforto” e diálogo nas escolas, para que os alunos saibam que há temas que podem e devem ser abordados e que as doenças mentais são superáveis. É também importante salientar que a escola tem nos clubes uma forte dinâmica voluntária e formadora e a medida proposta de criação de clubes escolares de acordo com os gostos dos alunos e responder às suas necessidades, orientados com o objetivo de contribuírem para o bem estar e felicidade, que permitam desenvolver capacidades que normalmente não são trabalhadas na escola, surge-nos como imperativa. Pretende-se com estes clubes desconstruir a ideia de que a escola é apenas um local de ensino e transmissão de conteúdos, valorizando-a também como espaço de desenvolvimento de competências sociais. Está no nosso horizonte, a criação de clubes de música, desporto, teatro, entre outros que podem ser relevantes.
A escola é e será sempre o instrumento estruturante, de base, para enfrentar no presente e no futuro o problema de saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Criação de um conjunto articulado de eventos ao longo do ano letivo, onde várias pessoas/entidades venham à escola disponibilizar ajuda, partilhar experiências e consciencializar os alunos para o tema saúde mental.
  2. Criação de uma disciplina lecionada desde o 1º ciclo, em que seria reforçada a importância de hábitos saudáveis no quotidiano dos alunos reforçando o bem estar e saúde mental.
  3. Criação de clubes escolares que promovam o bem estar e saúde mental.