PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


INETESE Instituto para o Ensino e Formação


Exposição de motivos
No âmbito do tema “Saúde Mental”, proposto para o Parlamento dos Jovens do corrente ano letivo, os/as alunos/as do INETESE focaram-se em medidas que pudessem, de facto, ser praticáveis e de fácil implementação. O grande impulso é voltar a viver em comunidade, fomentando a entreajuda entre pares. O envolvimento de estudantes universitários/ futuros profissionais e associações, intervindo diretamente no meio escolar, em situações não apenas de risco, mas também de orientação e apoio, poderá ser uma nova forma de viver em sociedade, dando uns aos outros o que cada um tem de melhor. Desta forma, desenvolve-se, também, o melhor de cada um.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade de Psicólogos nas escolas: Elaboração de parcerias com associações de psicólogos ou com as faculdades de psicologia, promovendo maior acesso a apoio psicológico nas escolas.
  2. Implementar no plano curricular temas sobre saúde mental: A partir do 2º ciclo do ensino básico, temas sobre saúde mental devem ser inseridos nas diversas disciplinas do plano curricular, adequados e adaptados aos currículos atuais.
  3. Reforço da divulgação das linhas/meios de comunicação de apoio: Fomentar o conhecimento sobre as linhas de apoio nas escolas e na comunidade.