PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Salesianos de Manique


Exposição de motivos
Fundamentação da primeira medida:
Atentando as opiniões dos alunos da nossa escola, constatamos que uma das maiores causas de stress, provêm da pressão do modelo de ensino e o cansaço que ele cria. O mundo atual privilegia currículos diversificados e não especificamente avaliações e médias obtidas. No entanto, estas atividades têm de ser postas de parte por muitos jovens, pois torna-se impossível a conciliação com a escola, podendo mesmo levar a momentos de grande stress e pressão, sendo estes, uns dos principais motivos associados ao aparecimento de doenças mentais. Com isto, achamos que é de extrema importância analisarmos e reformularmos os métodos de ensino atuais e evidentemente incluirmos a análise do horário escolar.
Fundamentação da segunda medida:
Temos como objetivo incentivar a realização de projetos escolares, nomeadamente através dos gabinetes de psicologia das escolas, priorizando a gestão da pressão sentida pelos alunos em anos de exame. Uma vez que os exames são momentos em que a pressão sentida aumenta substancialmente, devido a variados fatores (expectativas familiares, estudo intenso), comparada com os restantes momentos escolares, a pressão sentida pelos alunos pode resultar num agravamento do estado psicológico do individuo, se não for bem gerida.
Fundamentação da terceira medida:
Consultas de psiquiatria e pedopsiquiatria, atualmente são caras e poucos seguros de saúde comparticipam essas consultas. Um tabelamento de preços e/ou seguros a abranger consultas de pedopsiquiatria ou psiquiatria, iriam ajudar muitos jovens a aceder a apoio nesta área. O acesso por parte da generalidade da população juvenil, seria uma das formas de prevenir e combater um problema evidente na nossa sociedade.


Medidas Propostas
  1. Revisão da carga letiva e conteúdos, de forma a adequar as mesmas às necessidades de uma geração com múltiplos desafios e pressões.
  2. Projetos escolares que visem apoio aos alunos em anos de exame, com o objetivo de gestão da pressão sentida.
  3. Tornar mais acessíveis consultas de pedopsiquiatria e psiquiatria, nomeadamente através de tabelamento de preços ou consultas gratuitas/melhoria das condições dos seguros de saúde.