PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha
Exposição de motivos
É uma opinião partilhada pelos alunos de que as aulas de Cidadania e Desenvolvimento (CeD) são monótonas e pouco estimulantes. Ora, para as tornar mais apelativas e terem um efeito positivo sobre a Saúde Mental dos alunos, propomos o desenvolvimento do seguinte projeto: a possibilidade de estes porem anonimamente (por escrito, numa caixa de sugestões) questões sobre assuntos que os afetam; assim, o professor e/ou o diretor de turma podem trabalhar com os alunos domínios como a Saúde Mental, tendo como base os interesses e preocupações concretas destes.Todos sabem que o desempenho escolar de um aluno está diretamente relacionado com o seu bem-estar psicológico. A pandemia de COVID-19, apesar de ter terminado há alguns meses, produziu desequilíbrios que continuam a afetar as pessoas, pois os confinamentos revelaram uma faceta que estas não mostravam e fez aparecer todo o sofrimento que tinham retido. A pandemia foi, de certa forma, a “gota de água que fez o copo transbordar”, tornando-nos mais atentos e preocupados com o sofrimento que muitos esconderam e desenvolveram ao longo de anos. Ora, apesar de o programa PESES (Programa de Educação para a Saúde e Educação Sexual) incluir os domínios da Saúde Mental e da Sexualidade, estes não recebem o destaque que a atual situação pós-pandémica exige. Por isso, consideramos necessária a promoção de palestras e ações de formação dirigidas mais especificamente para estes domínios; a sua realização contribuiria para nos ensinar a lidar melhor com os casos de ansiedade e com as várias perturbações mentais evidenciadas na situação pós-pandémica.
Como sabemos, muitos alunos enfrentam casos severos de ansiedade que estão diretamente relacionados com a Escola. Assim, consideramos que deve haver mais psicólogos ao serviço da comunidade escolar, visto que um psicólogo é insuficiente para uma escola inteira. Uma vez que os psicólogos também têm dificuldade em encontrar emprego, a medida que propomos ajudaria a melhorar esta situação.
Medidas Propostas
- Aproveitar as Aulas e/ou os Projetos de CeD para que os alunos, apresentando anonimamente (por escrito, numa caixa de sugestões) um problema que os afeta, possam debatê-lo no seio da turma e, assim, pela mediação da interação com o grupo, elaborá-lo e resolvê-lo.
- No âmbito do projeto PESES dever-se-ia dar mais centralidade ao tema da Saúde Mental, lançando iniciativas, junto dos alunos e da Comunidade Educativa, sobre a prevenção da doença mental. Sendo a sexualidade um fator central na Saúde Mental, esta deveria ser abordada mais numa perspetiva psicoafetiva e não tanto numa perspetiva focada nas questões de fisiologia da reprodução.
- As direções das escolas deveriam poder contratar mais psicólogos, em particular especializados na área clínica, para intervirem junto dos alunos, no sentido de despistarem e prevenirem distúrbios do comportamento que afetam o bem-estar e o rendimento académico destes.