PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria


Exposição de motivos
Argumento da medida 1
-O incentivo financeiro a entidades públicas, cooperativas ou privadas que desenvolvam projetos e iniciativas neste âmbito irá responder às necessidades da população em diferentes contextos sociais.
Argumento da medida 2
-A oferta de serviços à comunidade escolar constitui um recurso acessível, eficiente e mais familiar, facilitando a comunicação entre as diferentes gerações.
Argumento da medida 3
-A abertura de espaços de convívio e cultura juvenil, nas juntas de freguesia ou associações recreativas irá potenciar a socialização entre os jovens, desenvolvendo competências sociais e emocionais.


Medidas Propostas
  1. Apoio financeiro e promoção de projetos e iniciativas que estimulem o autoconhecimento e a literacia emocional dos jovens, de modo a proporcionar ferramentas a fim de prevenir distúrbios mentais e ultrapassar futuros obstáculos, de forma autónoma.
  2. Disponibilização de serviços de psicologia clínica para a comunidade escolar de forma a fomentar relações sociais saudáveis, na medida em que estas desempenham um papel fulcral na saúde mental dos adolescentes.
  3. Criação de um espaço público de socialização, físico ou online, para debate de ideias entre jovens na presença de um moderador (psicólogo ou outro técnico especializado) com o intuito de partilhar experiências, abrindo horizontes.