PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos


Exposição de motivos
Todas as nossas medidas são de carácter preventivo e não de resolução.
Como o Estado não tem como prioridade a saúde mental, temos de ser nós os jovens a tomar as iniciativas necessárias.

1. Área extra-curricular sócio-emocional - O objetivo é melhorar a saúde mental dos jovens, reduzindo os encargos do Estado, uma vez que seriam necessárias menos consultas/medicamentos.
Constatando-se que a saúde mental dos jovens é um problema grave em Portugal, seria atribuído um tempo quinzenal (de forma alternada no 2º e 3º ciclos) da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, para não tornar o horário escolar ainda mais extenso. Essa Área seria leccionada por docentes de Filosofia/Psicologia, que receberiam formação específica na área, nos Centros de Formação do Pessoal Docente.
A área socio emocional seria uma opção no ensino secundário, pois, se o objetivo da medida fosse cumprido, os jovens, a partir do 10º ano, já conseguiriam gerir as suas emoções/ comportamentos e só necessitariam pontualmente desse recurso.

2. DescomplicadaMENTE - Em muitas situações, a dinâmica de grupo permite quebrar inibições e abrir espaço à partilha/compreensão dos problemas. Numa fase inicial, o grupo será dinamizado por um psicólogo, que irá guiar e fortalecer os laços do grupo. A médio prazo, passará um aluno, que assistiu a todo o processo, a desempenhar essa função. Como se trata de um cargo exigente, o aluno terá de estar motivado para o cargo. O psicólogo ira manter-se durante mais algum tempo a monitorizar o processo.
A dinâmica do grupo obedecerá a um conjunto de regras pré-definidas.
Na fase inicial, irão promover-se “Icebreakers” para fortalecer os laços intergrupais. Quando necessário, far-se-ão outras atividades de integração.
Tendo em conta que, no Plano de Recuperação e Resiliência, não há verbas para a formação de médicos e enfermeiros na área de psiquiatria e que, as equipas comunitárias de saúde mental só serão financiadas durante um ano, e não cobrem todo o país, será uma forma de sermos nós, os alunos a contribuir para a solução do problema.


Medidas Propostas
  1. Área extra-curricular sócio-emocional. Uma hora semanal, desde o pré-escolar até ao secundário, (sendo opcional no secundário) com o objetivo de aprender a gerir as emoções e comportamentos (O que sentimos? O que o provocou? O que fazer?).
  2. DescomplicadaMENTE (Grupo de apoio). Grupo voluntário e aberto de inter-ajuda, moderado inicialmente por um psicólogo e, numa fase posterior, por alunos.
  3. Não foi apresentada uma terceira medida