PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria


Exposição de motivos
A Saúde mental diz respeito a todos e afeta-nos a todos enquanto indivíduos e enquanto sociedade uma vez que tem a ver com o que as pessoas pensam, sentem e como se comportam.
A saúde mental pode afetar a vida diária, os relacionamentos e a saúde física. Fatores na vida das pessoas, relacionamentos interpessoais e fatores físicos podem contribuir para problemas de saúde mental. A OMS afirma que a saúde mental é “mais do que apenas a ausência de transtornos mentais ou deficiências”, a saúde mental não é apenas gerir condições ativas, mas também e prioritariamente, cuidar do bem-estar e da felicidade contínuos.
Cada vez mais, devido a contextos sociais, políticos, económicos desfavoráveis, os adolescentes e jovens adultos enfrentam uma série de desafios que podem afetar negativamente a sua saúde mental: pressão ao nível escolar, incertezas futuras, perturbações familiares, pressão das redes sociais, vários tios de dependências…todos estes aspetos, agravados ainda pela pandemia e pela situação do conflito armado na Ucrânia vieram agravar o número de jovens afetados por stresse, depressão e ansiedade.
Assim, é cada vez mais urgente que se tomem medidas concretas e de aplicação sistemática a fim de dar ferramentas a todos de forma a poderem viver mentalmente sãos.
Considerando que os psicólogos são a ferramenta chave, uma ligação essencial, um passo importante no conhecimento dos meios para alcançar a saúde mental, tendo ainda em consideração o atual contexto, de dificuldade em consegui esse apoio , muitas vezes por falta de meios económicos e considerando o papel do estado na promoção do bem estar dos seus cidadãos, uma das nossas medidas vai também ao encontro de uma solução nesse sentido
Tendo ainda em consideração o facto de vivermos numa sociedade digital, extremamente apelativa para os jovens, não quisemos deixar de lado esse facto. Assim, uma das nossas medidas vai ao encontro desse apelo digital e globalizante, recorrendo a uma ferramenta de “gaming” num contexto sério de contributo para a melhoria da saúde mental dos jovens.
“Mente sã em corpo são”, máxima latina e que faz todo o sentido nos dias de hoje e que serve de base a uma das nossas medidas que visa, de uma forma muito simples, atrativa e de fácil implementação, colocar os jovens em contacto com a natureza e com outras formas diversas de relaxar o corpo e a mente.
Vamos tirar esta questão do armário e discuti-la à luz do dia.


Medidas Propostas
  1. Implementação de hábitos de vida saudáveis através do recurso a passeios pedestres, técnicas de meditação, Yoga e outras que possam surgir. Este programa poderia ter lugar nas aulas de Educação para a cidadania, ou em outros momentos a definir pelo Plano de Atividades da Escola. O objetivo é desenvolver terapias/ ocasiões para ajudar o controlo emocional e mental dos jovens.
  2. Gaming e saúde mental: Atribuir um maior relevo às preferências das pessoas com perturbações na saúde mental, por exemplo, ao implementar estratégias que têm por base a utilização das novas tecnologias, nomeadamente os chamados “ serious games”, capazes de reabilitar pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, melhorando a sua capacidade de concentração, memória, conexão e proporcionando o treino de comportamentos num ambiente digital a fim de posteriormente ao aplicarem em situação real.
  3. Disponibilização de um "cheque psicólogo", à imitação do que é feito com os "cheques dentista", para diagnóstico da saúde mental dos jovens estudantes. Estes cheques seriam entregues em diversas fases do percurso académico, visando proporcionar o início de um acompanhamento psicológico enquadrado, regular, económica e geograficamente acessível.