PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária da Guia, Pombal


Exposição de motivos
A contratação de psicólogos compagina-se com as alterações biopsíquicas dos jovens com origens várias, nomeadamente a puberdade, conflitos sociais, socioculturais, interpares, problemas familiares do foro económico e afetivo (crise económica e desagregação familiar/divórcio). A oferta plural de informação das redes sociais ou outras afins (dr. google) permitem a aquisição de informação muitas vezes incorreta com bastante facilidade para a resolução dos problemas, pelo que é urgente a implementação e alargamento da oferta de técnicos especializados, nomeadamente psicólogos, com o fim de apoiar verdadeiramente os jovens nos seus problemas, numa primeira linha de ação, na escola e, numa linha de ação mais do campo patológico, se necessário, em centros de saúde e hospitais, sendo a escola e o centro de saúde os de maior proximidade.
Na escola seria essencial a ajuda destes técnicos para a criação de um gabinete de orientação profissional com atividade contínua e regular que servisse os jovens nas várias etapas dos seu percurso escolar e não apenas numa situação pontual (exemplo: escolha da área de estudos a seguir no 10º. ano).
Uma vez que o professor é o adulto que geralmente mais tempo passa com o aluno, em termos quotidianos, é o interlocutor natural para, extrapolando a sua função objetiva académica (por exemplo ser apenas professor de matemática), poder apoiar/aconselhar o aluno e essencialmente escutá-lo. Desta forma, apenas a empatia não basta, sendo necessário terem na sua formação básica cadeiras de psicologia ou formação contínua nessa área. No entanto, é de sublinhar que o papel do professor não seria adulterado, podendo esse apoio/ aconselhamento ser ministrado quando necessário sem ser por decreto ou com tempo limite como é exemplo o projeto para a educação sexual.
Tendo em conta que a oferta de serviço público na área da medicina, nomeadamente na psicologia, é limitada, seria bastante útil haver cheques psicólogo, tal como existem os cheques dentista, para permitir aos jovens, acompanhados dos seus encarregados de educação, acederem a consultas de psicologia/psiquiatria com especialistas fora do sistema público.


Medidas Propostas
  1. Contratação de mais psicólogos, de especialidade clínica, no sector público (escolas, hospitais e centros de saúde)
  2. Formação do pessoal docente para abordagem do tema da saúde mental em contexto de sala de aula com os alunos
  3. Disponibilização de cheques de consulta de psiquiatria/psicologia