PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio "João de Barros"


Exposição de motivos
O Colégio João de Barros tem-se afirmado cada vez mais como uma casa que trabalha em e para a democracia, constituindo este mais um motivo de orgulho para nós. É por querermos continuar neste caminho que apresentamos as nossas propostas, resultado do trabalho, pesquisa, investigação, debate e companheirismo que nos caracteriza.
Reconhecemos desde o começo a complexidade do tema, uma vez que a problemática da saúde mental a todos e a todas nós, direta e/ou indiretamente, diz respeito. Este é um problema social (!), pelo que cada um de nós tem a responsabilidade, o direito e o dever, de trabalhar e de contribuir para o bem-estar do dia-a-dia, pois, somos responsáveis por aqueles que partilham esta história a que chamamos vida. Somos responsáveis por aquele e por aquela que está neste momento ao nosso lado.
Se o principal valor da democracia é a responsabilidade e o cuidado que devemos ter com o Outro, devemos preparar-nos e preparar as gerações mais novas, consolidar o conhecimento e continuar a abrir novos horizontes, de modo a desenvolvermos mecanismos que promovam a sã convivência, a empatia, o bem-estar individual e coletivo, para que assim possamos valorizar a vida e compreendermos o sentido de Viver!
As propostas do Colégio João de Barros que aqui apresentamos têm como base a nossa preocupação e promoção do princípio do bem-estar e do desenvolvimento são dos jovens, mas também da sociedade em geral. Sabemos que o que apresentamos é ambicioso, mas contempla, segundo a nossa perspetiva, o necessário e urgente para, de modo gradual e complementar, construirmos novas ferramentas e desenvolvermos novas metodologias e estratégias, que nos ajudem a impulsionar e a consciencializar hábitos saudáveis no que à capacidade mental diz respeito.


Medidas Propostas
  1. Integrar específica e concretamente no domínio da Saúde da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania a temática da promoção da saúde mental, promovendo, entre outros, talks sobre saúde mental dirigida por alunos.
  2. Atribuição de um “cheque psicólogo” com o objetivo de garantir o acesso a um conjunto de cuidados de psicologia e psiquiatria.
  3. Enquadramento nas aprendizagens essenciais da disciplina de Educação Física matérias como meditação ou yoga que visam o reforço e a melhoria da saúde mental dos jovens.