PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande


Exposição de motivos
A doença mental ainda é vista por uma vasta franja da sociedade, como a doença dos “Malucos”, mas segundo Miguel Xavier, Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, esta tem um peso entre 13 e 14%, face ao conjunto total de doenças que afetam a sociedade, representando porém, um investimento de apenas 5% do Sistema Nacional de Saúde. A acrescentar a estes dados, temos um tempo de espera de seis meses para uma primeira consulta de psicologia nos Centros de Saúde.
Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses o rácio de psicólogos com intervenção em contexto escolar não deve exceder os 500 alunos por psicólogo, rácio este que deverá ser menor quando inclui alunos com necessidades educativas específicas, no entanto a realidade portuguesa é de um rácio de 694 alunos por psicólogo.


Medidas Propostas
  1. Contratação de maior número de psicólogos para o Sistema Nacional de Saúde e para as escolas.
  2. A área da psicologia passar a ser, uma área de saúde, comparticipada pelo Sistema Nacional de Saúde.
  3. Realização de palestras, que desmistifiquem as doenças mentais, que incluam toda a comunidade escolar educando-a a falar de forma respeitadora (online e pessoalmente) e promovendo projetos de educação emocional e psicológica através de diversos meios.