PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria


Exposição de motivos
As nossas medidas visam sensibilizar as instituições para a necessidade de, numa ação conjunta, darem prioridade à aplicação de reformas no sistema escolar, visto que este afeta fortemente todos os jovens, por vezes pela negativa. Apenas com estas reformas e implementação de boas práticas será possível garantir uma boa saúde mental dos jovens bem. como um crescimento e desenvolvimento emocional, pessoal e profissional saudável.

1. REFORMA PROGRESSIVA DO SISTEMA ESCOLAR
O sistema educativo atual apresenta várias problemáticas que afetam negativamente a saúde mental dos jovens e carece de várias ferramentas importantes para o seu desenvolvimento pessoal.
Em mais detalhes, as problemáticas do sistema educativo atual são:
1 - Os planos curriculares são demasiado extensos.
2 - Estão ultrapassados, pois não tomam em conta, ou não dão a devida importância, às habilidades básicas do século XXI.
3 - O atual método de avaliação dos alunos é muito baseado na memorização e em testes e exames estandardizados.

Visto que passamos uma grande parte das nossas vidas na escola, é essencial que esta seja reformada, tomando em consideração o contexto que apresentámos, pelo qual surgem as nossas medidas. Desta forma, poder-se-á garantir uma melhor saúde mental aos jovens e um desenvolvimento correto, tanto a nível pessoal como emocional, visto que ambas as coisas acabam por estar, de certa forma, intimamente relacionadas.

2. CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Os jovens carecem de ferramentas para lidar com as suas emoções e para as entenderem, o que dificulta um desenvolvimento emocional saudável.
Os planos curriculares, atualmente, não preparam corretamente os alunos para a vida adulta, pois focam-se demasiado na parte teórica, pondo de lado temas tão importantes, de caráter pessoal e cívico, que acompanham os alunos durante toda a vida. Temas como rejeição, relações interpessoais, familiares e românticas, rejeição, educação sexual e gestão de tempo.

3. DIVULGAÇÃO, PROMOÇÃO E GARANTIA DE APOIO PSICOLÓGICO
Problemas como bullying, trauma e abuso são muito mais complexos e delicados de se lidar, devendo tal ser feito por um profissional. Desta forma, é crucial garantir, aos alunos, profissionais de apoio psicológico, aumentando o seu número se necessário.
Existe um certo preconceito sobre quem procura ajuda profissional para tratar a sua saúde mental e um desconhecimento da existência dessa ajuda. A palavra “Divulgação” no título da medida visa resolver isto.
As consultas de rastreio, a nível escolar, seriam uma forma adicional de normalizar a ajuda profissional e de detetar e tratar problemas associados à saúde mental dos alunos.
O clube seria um espaço onde os alunos poderiam falar abertamente sobre os seus problemas, percebendo assim que não estão sozinhos e conseguindo lidar melhor com os seus problemas de saúde mental.
Deve, por fim, ser-lhe garantida a liberdade de recorrer a outra entidade, pública ou privada, se assim o entenderem.


Medidas Propostas
  1. REFORMA PROGRESSIVA DO SISTEMA ESCOLAR. Realização dos exames nacionais de forma opcional, sendo utilizados apenas para entrada no ensino superior. Reformulação dos critérios de avaliação, por exemplo reduzindo o peso dos testes de 70% para 50% e aumentando o peso de trabalhos e projetos de grupo de 15%-20% para 25%-30% . Redução e reformulação dos programas escolares, para um ensino mais dinâmico, atual e prático, que incentive os alunos a aprender e desperte o seu interesse.
  2. CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Objetivos desta disciplina: Encorajar hábitos saudáveis e positivos para a saúde mental como a prática de exercício físico, meditação e o passar tempo com amigos e família. Ensinar estratégias e exercícios eficazes, de autoajuda, para lidar com o stress, ansiedade, rejeição e emoções negativas. Abordar temas importantes para o desenvolvimento pessoal como rejeição, gestão do tempo, educação sexual e relações interpessoais.
  3. DIVULGAÇÃO, PROMOÇÃO E GARANTIA DE APOIO PSICOLÓGICO. Divulgação/Promoção: Informar os alunos sobre a existência dos psicólogos escolares e como recorrer aos mesmos. Dinamização de rastreios periódicos e individuais aos alunos. Criação de um clube de entreajuda, dinamizado pelo psicólogo escolar. Garantia: 4. Garantir o acesso a profissionais de saúde mental a todos os alunos. 5. Criar vouchers de 5 consultas (sendo pelos menos 1 gratuita e as restantes a um preço acessível) por ano.