PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria


Exposição de motivos
As medidas apresentadas visam dar a conhecer maneiras de cuidar da saúde mental. Assim, propomos a organização e realização de palestras e workshops dentro das comunidades escolares, dirigidas aos encarregados de educação, alunos, professores e assistentes operacionais, visando promover a saúde mental, apresentar a influência negativa dos agentes externos/internos e perigos para a manutenção e estabilização desta, assim como, a prevenção ao suicídio, os efeitos das redes sociais, na saúde mental dos jovens, entre outros temas que possam ser de interesse da comunidade. Propomos ainda, o Incentivo e divulgação de projetos e iniciativas, como a candidatura das escolas à Academia Ubuntu, o recurso à aplicação 29k JFN, que visem a promoção da saúde mental, partindo da valorização da interdependência e da solidariedade, do autoconhecimento psicológico, garantindo o apoio direto às adversidades e problemas mentais enfrentados pelos jovens, através do conhecimento interpessoal. Por fim, a criação de um cheque-psicologia, de forma a garantir que todos os alunos tivessem a oportunidade e acesso gratuito a uma análise psicológica ou cuidados em entidades privadas (parceria Estado-privado) de modo a permitir a inclusão de todos os alunos, especialmente os alunos estrangeiros de forma a facilitar a adaptação e integração.


Medidas Propostas
  1. Organização e realização de palestras e workshops dentro das comunidades escolares, dirigidas aos encarregados de educação, alunos, professores e assistentes operacionais, visando promover a saúde mental, apresentar a influência negativa dos agentes externos/internos e perigos para a manutenção e estabilização desta, a prevenção ao suicídio, os efeitos das redes sociais na saúde mental dos jovens, entre outros temas que possam ser de interesse da comunidade.
  2. Incentivo e divulgação de projetos e iniciativas, como a candidatura das escolas à Academia Ubuntu, o recurso à aplicação 29k JFN, que visem a promoção da saúde mental, partindo da valorização da interdependência e da solidariedade, do autoconhecimento psicológico, garantindo o apoio direto às adversidades e problemas mentais enfrentados pelos jovens, através do conhecimento interpessoal.
  3. Criação de um cheque-psicologia, de forma a garantir que todos os alunos tivessem a oportunidade e acesso gratuito a uma análise psicológica ou cuidados em entidades privadas, de modo a permitir a inclusão de todos os alunos, especialmente os alunos estrangeiros que facilita a adaptação e integração.