PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha


Exposição de motivos
É uma opinião partilhada pelos alunos de que as aulas de Cidadania e Desenvolvimento (CeD) são monótonas e pouco estimulantes. Ora, para as tornar mais apelativas e terem um efeito positivo sobre a Saúde Mental dos alunos, propomos o desenvolvimento do seguinte projeto: a possibilidade de estes porem anonimamente (por escrito, numa caixa de sugestões) questões sobre assuntos que os afetam; assim, o professor e/ou o diretor de turma podem trabalhar com os alunos domínios como a Saúde Mental, tendo como base os interesses e preocupações concretas destes.

Todos sabem que o desempenho escolar de um aluno está diretamente relacionado com o seu bem-estar psicológico. A pandemia de COVID-19, apesar de ter terminado há alguns meses, produziu desequilíbrios que continuam a afetar as pessoas, pois os confinamentos revelaram uma faceta que estas não mostravam e fez aparecer todo o sofrimento que tinham retido. A pandemia foi, de certa forma, a “gota de água que fez o copo transbordar”, tornando-nos mais atentos e preocupados com o sofrimento que muitos esconderam e desenvolveram ao longo de anos. Ora, apesar de o programa PESES (Programa de Educação para a Saúde e Educação Sexual) incluir os domínios da Saúde Mental e da Sexualidade, estes não recebem o destaque que a atual situação pós-pandémica exige. Por isso, consideramos necessária a promoção de palestras e ações de formação dirigidas mais especificamente para estes domínios; a sua realização contribuiria para nos ensinar a lidar melhor com os casos de ansiedade e com as várias perturbações mentais evidenciadas na situação pós-pandémica.

Como sabemos, muitos alunos enfrentam casos severos de ansiedade que estão diretamente relacionados com a Escola. Assim, consideramos que deve haver mais psicólogos ao serviço da comunidade escolar, visto que um psicólogo é insuficiente para uma escola inteira. Uma vez que os psicólogos também têm dificuldade em encontrar emprego, a medida que propomos ajudaria a melhorar esta situação.


Medidas Propostas
  1. Aproveitar as Aulas e/ou os Projetos de CeD para que os alunos, apresentando anonimamente (por escrito, numa caixa de sugestões) um problema que os afeta, possam debatê-lo no seio da turma e, assim, pela mediação da interação com o grupo, elaborá-lo e resolvê-lo.
  2. No âmbito do projeto PESES dever-se-ia dar mais centralidade ao tema da Saúde Mental, lançando iniciativas, junto dos alunos e da Comunidade Educativa, sobre a prevenção da doença mental. Sendo a sexualidade um fator central na Saúde Mental, esta deveria ser abordada mais numa perspetiva psicoafetiva e não tanto numa perspetiva focada nas questões de fisiologia da reprodução.
  3. As direções das escolas deveriam poder contratar mais psicólogos, em particular especializados na área clínica, para intervirem junto dos alunos, no sentido de despistarem e prevenirem distúrbios do comportamento que afetam o bem-estar e o rendimento académico destes.