PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral


Exposição de motivos
A primeira medida tem como público alvo sobretudo as pessoas que convivem com pessoas com distúrbios a nível mental, pois muitas vezes estes acabam por não saber como devem agir e o que devem ou não dizer, por exemplo: dizer a uma pessoa com depressão que esta não tem motivos para estar triste é algo que não deve ser dito, e este site seria para ajudar os familiares e amigos a saberem como devem reagir perante um doente. Sabemos que já existem sites destes porém nem em todos teremos a possibilidade de falar diretamente com um profissional, daí criar um novo mas neste procuraríamos divulgar a existência dos que já existem e das linhas de apoio, pois estas alternativas poderão ser úteis também.
A nossa segunda medida consiste em incentivar os jovens a encontrarem os hobbys (tanto físicos como emocionais) que lhes servirão de “escape” e levando os a descobrirem o que os fazem felizes, deste modo ao encaixarem estas atividades na sua rotina seriam o momento do dia/ semana em que cada jovem se dedicaria a si e a procura do seu bem estar. Para a concretização desta ideia as escolas, com o apoio da câmera, iriam organizar workshops e aulas abertas ao nível de diferentes áreas permitindo aos jovens experenciar várias atividades acabando por escolher a/as que lhes faz/fazem mais sentido.
A nossa última ideia consiste em, à semelhança do cheque-dentista, em determinados anos escolares que seriam definidos com a ajuda de um especialista (este ajudaria a perceber em que idades a psicologia poderia ter um papel mais importante), cada aluno receberia um “vale” para uma consulta de psicologia, deste modo a saúde mental dos jovens poderia ser avaliada por um profissional e este faria a avaliação da necessidade ou não de o jovem continuar as consultas com regularidade. Esta consulta seria gratuita o que permitiria o acesso a todos.


Medidas Propostas
  1. Criar um site onde se pudesse, de forma anónima ou não, falar com um profissional para que seja possível ao público expor as suas dúvidas relativamente a como agir perante um distúrbio psicológico, e no mesmo site divulgar a existência dos que já existem.
  2. Ajudar os jovens a descobrir as atividades que promovem o seu bem estar físico e psicológico com a orientação da psicóloga escolar e dos seus tutores.
  3. Criação de um cheque consulta (de psicologia) que seria implementado nas escolas à semelhança do cheque dentista.