PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere


Exposição de motivos
Todos nós temos diferentes maneiras de agir perante situações mais stressantes em ambiente de aula. Ter professores que se adaptem à forma como o aluno lida com estas emoções, seria um ponto muito positivo, tanto para o bem-estar e ambiente em sala de aula, como para um melhor sucesso escolar de cada estudante. Por isso, consideramos de extrema importância capacitar os docentes de ferramentas e saberes que lhes permitam conhecer mais sobre a saúde mental, no sentido de poderem ser uma ajuda a nível primário, em particular na deteção de atitudes e comportamentos, de alunos, que possam indiciar alguma fragilidade mental e emocional e face ao problema dar seguimento à situação no sentido de encaminhar o aluno para serviços técnicos.

Acresce à vida escolar a preocupação com o futuro o que pode muitas vezes motivar o sofrimento psicológico, em muitos casos devido ao sistema de acesso ao ensino superior e mercado de trabalho. Como tal, sugere-se a alteração dos critérios de acesso à faculdade. Além da nota de exames passaria a contar a análise de portfólios de interesse para o curso a que o jovem se propõe.

Consideramos que uma boa forma de os jovens trabalharem em prol da sua saúde mental, passaria por criar espaços de conversa, aberta e em ambiente de confiança onde os jovens teriam a liberdade de falar sobre os seus sentimentos e problemas. Este espaço de conversa funcionaria semanalmente em parceria com os Gabinetes de Apoio ao aluno, Clube dos Amigos da Mediação e Serviços de Psicologia Escolar.


Medidas Propostas
  1. Ações de sensibilização dirigidas aos professores, pela Psicóloga escolar ou alguém especializado, com o objetivo de capacitar os professores para as temáticas da saúde mental nos adolescentes e jovens.
  2. Alteração dos critérios de seriação para ingresso na faculdade, valorizando também competências transversais e não em exclusivo as médias académicas.
  3. Criação de um tempo de conversa aberta entre os estudantes, para falarem de emoções que sintam no dia a dia, sustentadas e supervisionadas por estruturas escolares.