PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Ovar Sul


Exposição de motivos
Todos nós sabemos que a saúde mental sempre foi e sempre será um assunto importante. Esta está a agravar-se cada vez mais no seio dos adolescentes, mas também nas crianças, idosos, etc... É urgente uma mudança.
Quando um indivíduo (aluno) sente necessidade de estar com um Psicólogo, muitas vezes hesita com receio de que os colegas, sabendo que este procurou um profissional, o olhem de modo diferente ou pensem que ele não está bem mentalmente.. A Sociedade, atualmente tende a interpretar de forma errada as questões da área de Psicologia (achando que é para pessoas "fracas" ou para pessoas com problemas "mentais"). Esta visão destorcida, muitas das vezes, não permite que a vítima seja ajudada. Assim, aproveitando a evolução das tecnologias, a Escola deveria implementar uma plataforma, na qual o aluno falaria com o (a) Psicólogo (a) dos seus problemas de forma anónima (isto num primeiro momento). Assim, seria dado o primeiro passo para a ajuda efetiva para quem a necessite.
Uma segunda medida será a necessidade de formação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares, pais ...) na problemática da saúde mental. Deste modo, toda a comunidade estaria, não só educada para esta questão, como ser capaz de atuar de forma mais eficaz (como no caso de ataques de pânico ou outros sintomas).
A terceira medida é a necessidade de promoção de atividades/momentos de convívio entre toda a comunidade escolar. A pressão exercida pela Escola, a Sociedade e os Pais levam a uma constante instabilidade mental por parte dos alunos. É necessário viver a Escola não só no aspeto académico, mas também recreativo, criando momentos/atividades de relaxamento e de convívio mais frequentes entre todos os intervenientes educativos, para que não se veja agravada cada vez mais a saúde mental dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Plataforma on line com um (a) Psicólogo (a)
  2. Formação sobre Saúde Mental para toda a Comunidade Educativa
  3. Promoção de atividades de convívio entre a comunidade escolar