PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Exposição de motivos
1. A saúde mental dos jovens é cada vez mais um tema recorrente e de preocupação, mas que continua a ser bastante desvalorizado. A situação dos jovens portugueses assemelha-se à dos europeus da mesma idade, que apresentam sintomas de depressão 50% acima da generalidade da população, o que representa um número muito significativo que deve levar a uma maior reflexão e preocupação por parte de todos. Propomos um centro online de perguntas/respostas (a nível regional), que permita aos jovens obter de forma anónima uma ajuda mais imediata por parte de profissionais especializados na área da saúde mental. Com esta medida, pretendemos aumentar a informação e a ajuda disponíveis, de uma forma completamente gratuita e de fácil acesso a qualquer jovem.2. Segundo alguns estudos realizados, um terço dos alunos e metade dos professores apresentam sinais de sofrimento psicológico. A partir desta informação, podemos concluir que a saúde mental afeta a comunidade escolar na globalidade, obrigando-nos a agir sobre ela como um todo, direcionando eventuais estratégias para os alunos e para os professores. Deste modo, acreditamos ser essencial a implementação de ações de formação dirigidas a alunos e docentes, com o objetivo de oferecer ferramentas aplicáveis a situações reais do dia a dia diretamente relacionadas com momentos de instabilidade mental.
3. A problemática da saúde mental não se limita apenas ao espaço escolar, mas também ao mundo do trabalho, onde muitos jovens estão inseridos. Posto isto, apresentamos a proposta de implementar um plano de saúde mental no local de trabalho, com o objetivo de promover um ambiente saudável, onde os trabalhadores jovens se inserem no mercado de trabalho com maior estabilidade, podendo sentir-se apoiados pela entidade patronal. Com esta medida estamos ainda a propocionar uma maior empregabilidade dos psicólogos e também uma maior produtividade e realização pessoal dos funcionários.
Medidas Propostas
- 1. Criação de um fórum/plataforma digital (a nível regional), que constitua um centro de ajuda/informação imediata, de fácil acesso, em que os alunos, anonimamente, possam contactar psicólogos especializados.
- 2. Ações de formação de sensibilização para problemas relacionadas com a saúde mental, tendo como público-alvo os docentes da comunidade escolar, assim como aplicação de formações práticas por profissionais especializados ao corpo estudantil.
- 3. Inserção de consultas regulares no âmbito da psicologia com profissionais qualificados para tal (psicólogos) no núcleo de cada empresa, incluindo os estágios.