PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação


Exposição de motivos
Achamos que muitas vezes as pessoas não vão ao psicólogo pelo seu custo ou até por vergonha. Assim, com a implementação da primeira medida tornaríamos "normal" a ida ao psicólogo e poder-se-ia oferecer uma consulta mensal grátis que resolveria todos estes problemas.
Muitas escolas têm demasiados tempos letivos, por dia, para os alunos o que faz com que estes quando chegam a casa não tenham tempo para si porque muitas vezes também têm autocarros para apanhar e atividades extra curriculares. Daí a proposta da segunda medida.
Muitas vezes os alunos têm exames a disciplinas que não os favorecem ou não são necessárias ao curso em que pretendem entrar, e que muitas vezes lhes pode baixar a média e impedir a entrada na faculdade ou no curso que querem devido a essa nota. Já os que não pretendem entrar no ensino superior muitas vezes fazem exames para concluir o décimo segundo e pela pressão do exame muitas vezes tiram uma nota menos positiva que os impede de completar o secundário ficando apenas com o 9º ano. Por isso propomos a terceira medida.


Medidas Propostas
  1. Oferecer uma consulta de carácter facultativo, para todas as pessoas, no centro de saúde mais próximo e caso o paciente seja diagnosticado com algum problema mental ser-lhe oferecido um voucher para um centro de meditação mais próximo.
  2. Diminuição, nas Escolas, do número máximo de tempos letivos por dia (6 horas).
  3. Só fazer exames de ingresso necessários ao curso escolhido para o ensino superior. Quem não quiser prosseguir estudos e entrar para o ensino superior não realiza exames nacionais, diminuindo assim a pressão escolar.