PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Profissional da Bairrada


Exposição de motivos
Sabemos que a Saúde Mental é de extrema importância em todos os aspetos da nossa vida e ao longo de toda a vida. Neste sentido, a medidas que propomos focam-se em duas vertentes diferentes.
Em primeiro lugar, a sensibilização para este assunto por parte de professores/ educadores que lidam diariamente com os jovens e os pais/ família que deveriam ser o porto de abrigo para todas as crianças e jovens. Sabemos que os professores/ educadores têm psicologia na sua formação inicial, mas pretendemos que na universidade haja mesmo uma disciplina dedicada à saúde mental, no sentido dos professores terem alguns conhecimentos para detetar quando um aluno não está bem, ter algumas ferramentas para o ajudar e ter estratégias para lidar com cada problema. Esta medida era benéfica tanto para professores como para alunos. Quando falamos da saúde mental dos jovens, achamos que a família e a casa têm que ser o primeiro sitio onde o jovem possa recorrer para pedir ajuda. Neste sentido, se os pais tivessem pequenas formações, dadas por exemplo nas escolas ou nos centros de saúde ou nas juntas de freguesia, podiam mais facilmente detetar quando os filhos não estão bem e posteriormente saberem onde recorrer ou como ajudá-los.
Por outro lado, queríamos propor uma medida para o fortalecimento da saúde mental nos jovens, com a implementação de mais atividades ao ar livre obrigatórias nas escolas, ou seja, tentar que os alunos passem mais tempo no exterior em diferentes atividades, mais ligadas por exemplo ao exercício físico ou dinâmicas de grupo, pois sabemos que cada vez mais os jovens passam muito tempo ligados à tecnologia e no interior e isso é uma das principais causas de isolamento social.


Medidas Propostas
  1. Sugerimos que os professores e educadores de infância tenham na sua formação inicial uma disciplina totalmente dedicada a problemas de saúde mental dos seus alunos.
  2. Implementação de ações de formação/ sensibilização para os pais e restante família sobre a saúde mental das crianças e jovens, que poderão ter lugar nas escolas, juntas de freguesia ou nos centros de saúde.
  3. Implementar mais atividades ao ar livre obrigatórias nas escolas, relacionadas com a prática de exercício físico e/ ou dinâmicas de grupo.