PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, Murtosa


Exposição de motivos
Defendemos a promoção de uma redução da carga letiva global, de forma gradual, ao longo dos níveis de escolaridade, propiciando o desenvolvimento da autonomia nos alunos.

O SAPE deverá seguir duas linhas de ação:

- A primeira passará pela formação contínua do corpo docente e não docente na área da saúde mental, de modo aos mesmos estarem capacitados a efetuar um despiste de situações de risco entre os alunos e a dirigir os mesmos para cuidados especializados;

- Numa segunda linha de ação, seriam colocados, em cada agrupamento de escolas, psicólogos especializados na área, em número adequado às necessidades do agrupamento, de modo a prestar um serviço especializado aos alunos que necessitarem do mesmo.

O Programa de Equilíbrio Digital é um programa de sensibilização que visa a exposição de boas práticas em relação ao meio digital, bem como o equilíbrio entre o mesmo e o meio exterior. Em simultâneo, deverá promover um estilo de vida saudável, em todas as suas vertentes. O seu modo de atuação deverá passar pela promoção de campanhas publicitárias, palestras, eventos de maior escala, entre outras atividades.


Medidas Propostas
  1. Promoção da redução da carga letiva global
  2. Criação do SAPE (Sistema de Apoio Psicológico Escolar)
  3. Criação do Programa de Equilíbrio Digital