PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Mealhada


Exposição de motivos
1.Exposição de motivos: Portugal continua a ser um país de brandos costumes que teima em tratar os problemas de saúde mental como coisas normais e imaginárias começando pelo governo que neste momento anualmente investe apenas 4% a 5 % devendo investir cerca de 14%, quase o triplo. Portugal tem de perceber que são as perturbações mentais a principal causa para a incapacidade tanto no trabalho como na vida pessoal. As doenças mentais são temas ainda muito desconhecidos pela maior parte da população; se conhece, desvaloriza-as devido à incultura relacionada a este tema.
Posto isto, a melhor maneira de dar a conhecer a importância da saúde mental no quotidiano é a realização de palestras e campanhas de sensibilização para expor a importância da saúde mental em todas as idades.
As palestras e campanhas de sensibilização seriam divididas por quatro grupos etários: crianças (0 aos 14 anos), jovens (15 aos 25 anos), adultos (26 aos 64 anos) e idosos (65 anos para cima). Cada palestra e campanha seria organizada de forma a cativar cada faixa etária.
2.Exposição de motivos: O governo, não estando interessado em investir o essencial para prevenir e assegurar a saúde mental pública, leva a pensar em alternativas para que se consiga chegar a todas os cidadãos.
Portanto, o asseguramento de psicólogos clínicos contínuos nas escolas, locais de trabalho e lares é essencial para se conseguir chegar a valores menos surreais como os que temos vistos nestes últimos anos: 44,8% sofrimento psicológico, 32,1% burnout, 30 8 % ansiedade.
3.Exposição de motivos:
Por forma a combater o isolamento social e a dependência exagerada que os jovens têm das redes sociais e de vídeo jogos, propõe-se a criação de clubes temáticos, tais como cinema, desporto, música, entre outros.
Estes funcionariam na escola, por exemplo uma vez por semana.
Como forma de combate ao isolamento social, achámos por bem, a implementação de um projeto que consis-tiria num dia no parque da cidade, “Dia verde” , onde estivéssemos em contacto com o meio ambiente, pro-movendo a importância da sustentabilidade e a preservação da Natureza. A importância da atividade física em espaços livres é cada vez maior, uma vez, que não é preciso ter-se dinheiro para a prática desta atividade, sendo os espaços livres, como os parques o ideal para atingir os nossos objetivos.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras e campanhas de sensibilização sobre a importância da saúde mental nas várias faixas etárias.
  2. Acompanhamento psicológico clínico contínuo nas escolas e nos locais de trabalho.
  3. 3. Criação de clubes temáticos de diferentes áreas no âmbito do Projeto “Dia verde”