PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo


Exposição de motivos
Podemos cair no erro de achar que a Saúde Mental se reduz ao bem-estar psicológico mas, na verdade, esta baseia-se no equilíbrio das funções mentais, e traduz-se em comportamentos adaptados às diferentes circunstâncias em que estamos envolvidos.
Com a primeira medida tencionamos, para além da criação de um ambiente seguro para a partilha de emoções, fomentar a plena inclusão dos jovens pois, na maioria das vezes, percecionamos que a principal causa para não se conseguirem expressar é o facto de não se sentirem acolhidos.
Para além da necessidade de deixarmos os jovens mais confortáveis, é também preciso preparar o ambiente que os rodeia para as situações que possam surgir. Sugerimos que sejam providenciadas ferramentas a toda a comunidade escolar (familiares, assistentes operacionais, professores e mesmo outros alunos) para que se consiga minimizar os efeitos de situações como ataques de pânico e picos de ansiedade. Esta medida parte, sobretudo, da barreira entre a vontade de ajudar e o não ter conhecimento e métodos para tal.
Como é do conhecimento de todos, os jovens e a tecnologia possuem uma espécie de “ligação umbilical”, se assim lhe pudermos chamar. Com isto queremos potenciar as vantagens dessa ligação e em simultâneo proteger a identidade e a problemática pessoal dos jovens. Com a nossa terceira medida, visamos que o estigma relativo à saúde mental possa ser desconstruído e que possamos providenciar aos estudantes uma forma segura e confidencial, monitorizada por profissionais de saúde, de pedirem ajuda. Consistiria numa plataforma online, com um mecanismo de atendimento semelhante ao da saúde 24, que tornaria o acesso a este tipo de cuidados muito mais facilitado.
Como estudantes do ensino secundário, temos a plena noção de que assuntos deste foro são os que mais condicionam tanto o nosso desenvolvimento como o nosso rendimento escolar. É na adolescência que temos o primeiro contacto com adversidades e, caso não estejamos preparados para as enfrentar (e sejamos realistas, a maior parte das vezes não estamos), vai depender muito do ambiente que nos rodeia para as conseguirmos ou não superar. Com isto em mente, criámos estas medidas para podermos, de algum modo, conseguir alterar o dinamismo do ambiente escolar para, pouco a pouco, o transportar para a restante realidade.


Medidas Propostas
  1. 1. Criação de um clube nas escolas, coordenado pelo SPO, que dinamize diversas atividades no âmbito da saúde mental focadas no diagnóstico feito a partir do levantamento regular de informações, através de um questionário online, acerca do estado de saúde mental dos alunos.
  2. 2. Dinamização de workshops direcionados a toda a comunidade educativa sobre temáticas de saúde mental, com o intuito de os dotar de conhecimentos e estratégias para agirem e acompanharem os alunos, por exemplo, em situações de ansiedade e também orientar os alunos para combater o estigma social associado à saúde mental.
  3. 3. Criar uma plataforma de apoio online com o intuito de gerar uma corrente de entreajuda monitorizada por profissionais da área da saúde mental, na qual os jovens também tenham a possibilidade de comunicar, sem precisarem de se expor.