PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira


Exposição de motivos
M1: Face ao difícil acesso das famílias portuguesas a serviços de apoio à saúde mental, como psicólogos, surge a necessidade de investimento em ferramentas que lhes permitam usufruir do trabalho destes profissionais. M2: A saúde mental dos jovens é uma temática que ultrapassam o sentimento de desânimo ou solidão. É uma preocupação premente e que requer investimento. Sendo o seio familiar, a base do crescimento e desenvolvimento pessoal, social e psicológico dos jovens, é urgente que se capacitem os encarregas de educação, e também os educadores, de forma a que sejam eles, os principais agentes de promoção do bem estar já que por diversas vezes a saúde mental se vê comprometida por nível financeiro ou parental. M3: Os alunos enfrentam diversas dificuldades no seu percurso escolar, é fulcral um maior apoio não apenas pelos psicólogos escolares, mas também docentes e assistentes de ação social, visto que, as questões psicológicas, surgem também de carências familiares, como por exemplo, dificuldades económicas.


Medidas Propostas
  1. Criação de um cheque-psicólogo, para valorização da saúde mental e garantir o acesso a serviços qualificados ligados à psicologia.
  2. Dinamização de ações de formação, orientadas por psicólogos capacitados, para os encarregados de educação, pais e educadores.
  3. Reforço da presença do gabinete de apoio ao estudante, nas escolas, assente na colaboração entre psicólogos, docentes e assistentes de ação social.