PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Estarreja


Exposição de motivos
considerando que é mais eficaz educar e prevenir do que alterar comportamentos, as medidas propostas visam promove a educação para a literacia da saúde, bem essencial a uma vida plena de sentido. Assim , as medidas teórico-práticas que propomos visam contribuir para uma maior consciencialização da atualidade e pertinência do tema em análise. Acreditamos e defendemos o direito à saúde . Aceitamos o desafio de (re)pensar o tema de uma forma rigorosa , empenhada e entusiasta. Centramos a nossa atenção na escola por ser o espaço onde uma parte muito significativa da vida decorre e por termos a perceção de que é, muitas vezes, um espaço adverso à saúde mental. Gostaríamos de contribuir para a alteração dessa situação.


Medidas Propostas
  1. Integrar mais psicólogos clínicos nas escolas de forma a garantir um acompanhamento de maior proximidade aos alunos, requisito essencial à identificação e prevenção atempada de obstáculos ao equilíbrio psíquico e emocional dos discentes.
  2. Realização de estudos que avaliem o "estado de saúde " da escola- Será a escola um espaço saudável? - dadas as exigências múltiplas, os desgastes e conflitos existentes nesse espaço.
  3. Integrar o tema da saude mental na agenda do PES ( Projeto de educação para a saúde) de forma a garantir uma maior sensibilização da comunidade escolar face ao tema: realização de dinâmicas de grupo que desconstruam os preconceitos sobre a questão e a "normalizem"