PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Estevão, Aveiro


Exposição de motivos
Motivos subjacentes à primeira medida: Tendo a pandemia de Covid-19 comprometido 60% dos serviços de saúde mental dirigidos aos jovens e duplicado os problemas de ansiedade e depressão entre os adolescentes portugueses, como referido no Contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses para o Parlamento dos Jovens, é urgente uma aproximação entre os cuidados de saúde mental e os jovens. No entanto, esta aproximação só por si não é suficiente. Se em 2013, 23% dos portugueses sofria de uma doença mental, apenas 1,7% da população procurou ajuda nos serviços de saúde públicos. Assim, para além de ser necessário disponibilizar os cuidados de saúde mental aos jovens, é igualmente necessário combater o estigma em torno dos mesmos.

Motivos subjacentes à segunda medida: A saúde mental é uma área em que infelizmente ainda há muito estigma e pouca informação no nosso país, apesar dos avanços registados nos últimos anos. Acreditamos ser fundamental a educação de população, tanto para desmistificar a saúde mental como para consciencializar a sociedade da importância das suas ações na saúde mental dos que os rodeiam. Esta tarefa apenas poderá ser levada a cabo por uma equipa interdisciplinar com profissionais de várias áreas que usam seus conhecimentos e capacidades de forma a tornar as suas ações esclarecedoras e interativas. Para além disso, os jovens são também muito afetados pela má distribuição da carga horária escolar, o que pode ter repercussões na sua vida social, escolar e nas próprias relações do seio familiar dos estudantes, uma vez que este afeta o bem-estar do indivíduo.

Motivos subjacentes à terceira medida: Uma vez que vários alunos manifestam dificuldades de integração por diversas razões, tendo dificuldade na formação de laços de amizade com aqueles que o rodeiam ou simplesmente na manutenção de uma convivência saudável, afetando assim a sua saúde mental, priorizamos a criação de um espaço em que estes se sintam seguros para compartilhar os seus problemas e dúvidas. Esta medida tem o objetivo de fomentar o espírito de partilha, ajudando a identificar e resolver problemas individuais e/ou referentes à comunidade escolar, reforçando o espírito de entreajuda entre colegas.


Medidas Propostas
  1. Criação de equipas interdisciplinares, tuteladas pelas coordenações regionais de saúde mental, que integrem profissionais de diversas áreas, nomeadamente psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e professores, que desenvolvam atividades relacionadas com a proteção da saúde mental dos jovens e analisem as cargas horárias de maneira que os alunos tenham maior rendimento escolar e aproveitamento da sua vida social.
  2. Disponibilização, em todos os estabelecimentos de ensino, de check-ups individuais dos alunos com psicólogos, a ocorrer periodicamente, de 2 em 2 meses, de forma continuada e obrigatória, para que estes possam fazer uma breve triagem aos alunos e posterior encaminhamento quando necessário.
  3. Disponibilização, por parte das escolas, de grupos informais de alunos com dificuldades de integração, de modo que estes tenham um espaço aberto para se entreajudarem na ultrapassagem dessas dificuldades, falando, compreendendo o outro e partilhando dúvidas e experiências. Estes grupos poderiam recorrer a profissionais com experiência na área (psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e professores voluntários).