PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro


Exposição de motivos
Os problemas de saúde mental que têm vindo a aumentar de dia para dia, nomeadamente entre os jovens.
Face à situação económica da maioria das famílias portuguesas, que não conseguem usufruir, por isso, de um acompanhamento no sistema de saúde privado, e sendo que algumas não o conseguem receber no sistema público, é de tentar que através da escola pública se procure uma forma de acompanhar estes jovens em risco. Há vários fatores que provocam ansiedade nos jovens, nomeadamente o que virá depois do Ensino Secundário (, a entrada na faculdade, a integração, o futuro profissional …).


Medidas Propostas
  1. Espaço + Nós = Sessões de terapia de grupo e implementação de atividades dinâmicas de autoconhecimento a dinamizar nas escolas (pintura, música, exercícios de relaxamento etc), orientadas por um profissional de saúde, em parceria com serviços de saúde pública (Centros de saúde e Hospitais).
  2. Ações de promoção = Workshops, palestras, de modo a que os alunos aprendam a ser  autossuficientes na resolução de problemas precoces, bem como na formação de tutores para acompanhamento de alunos (alunos seguidos por voluntários formados) e sensibilização de professores, alunos e famílias para os problemas da saúde mental.
  3. Depois do secundário = Sessões de convívio de alunos do secundário com alunos universitários que visem um contacto antecipado com a vida académica. Visitas guiadas ao espaço universitário (em parceria com Universidades).