PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia


Exposição de motivos
Sendo a Saúde Mental um recurso essencial para a vida quotidiana, temos que ter consciência que é influenciada pelas vivências individuais de cada um, em diferentes contextos, desde o familiar, passando pela escola e comunidade, ao longo do ciclo de vida. Temos consciência que a escola e a sociedade de hoje são cada vez mais rigorosas, exigindo muito de nós, aumentando mais o nosso stress e nem sempre conseguimos ser felizes com o que nos pedem. Se a nossa cabeça (mente) não estiver bem, como vamos poder responder ao que esperam ou querem de nós? É nesta complexidade de determinantes que surgem as doenças mentais e muitas vezes o suicídio, que nos preocupa, e daí termos que desenvolver estratégias de prevenção, que devem implicar em sinergias entre múltiplos agentes em que os serviços de saúde são atores indispensáveis, mas não os únicos. De facto, desde há muito tempo que se sabe que a parte mais significativa da prevenção das doenças mentais deve ocorrer preferencialmente no meio ecológico em que as populações vivem, estudam e trabalham. É neste contexto _ Escola _que surgem as nossas medidas, com o objetivo de criar ambientes seguros e de apoio que promovam o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Por sua vez, que promovam estilos de vida saudáveis e capacitar-nos para escolhas comportamentais saudáveis. Pretendemos, com as nossas medidas, que possamos reconhecer as nossas próprias capacidades, conseguindo lidar com as tensões normais do dia-a-dia


Medidas Propostas
  1. Calendarizar, no início do ano, todas os instrumentos de avaliação a aplicar
  2. Permitir aos jovens, com mais de 16 anos, a terem trabalhos em Part-time, no decorrer das férias escolares, de acordo com a disponibilidade dos alunos.
  3. Criar um Site em que se aborde o tema “Saúde Mental nos Jovens”, com a manutenção apoiada num Clube de Descompressão.