PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres


Exposição de motivos
Uma pessoa com um problema de saúde mental sente dificuldades persistentes em se relacionar adequadamente com os outros, executar como esperado as tarefas comuns do seu dia-a-dia, envolver-se em atividades do seu interesse, fazer escolhas e tomar decisões e enfrentar as contrariedades e desafios normais da vida. O seu bem-estar é prejudicado e, se nada fizer, revelar-se-á progressivamente menos produtiva na sua atividade principal de vida (estudar, trabalhar, etc) e menos capaz de se adaptar e ocupar o seu lugar na sua comunidade - ou seja, um problema de saúde mental tem efeitos na vida afetiva, pessoal, profissional, social e comunitária da pessoa que o experiencia. Quantas mais pessoas se sentirem afetadas no seu bem-estar e saúde mental maior será o impacto deste problema na área económica/financeira da sociedade e no funcionamento adaptado dos seus grupos.

Os governos dos diversos países e as organizações de intervenção social têm demonstrado progressivamente maior consciência da importância de promover globalmente a saúde mental e educar a população neste sentido. São exemplo disso, as afirmações de António Guterres, em outubro de 2018, enquanto secretário-geral das Nações Unidas, quando afirmou que “se mudarmos a nossa atitude em relação à doença mental, mudaremos o mundo. É hora de agir sobre a saúde mental", acrescentando que as Nações Unidas estão comprometidas a criar um mundo onde, até 2030, todas as pessoas, em todas as partes do mundo, terão alguém para procurar apoio para a sua saúde mental, livre de qualquer estigma ou discriminação. O tema escolhido pela organização mundial de saúde (OMS) para comemorar o dia mundial da saúde mental em 2022 veio reforçar essa intenção: “Fazer da saúde mental e do bem estar para todos uma prioridade mundial”.

Assim, consideramos que é imperativo articular esforços na promoção da saúde mental e ter em especial atenção o grupo dos jovens, que tem vindo a revelar números cada vez mais preocupantes no que diz respeito à manifestação de problemas psicológicos e perturbações de natureza mental.

Na nossa opinião, as medidas a desenhar/implementar para enfrentar este problema e os seus efeitos devem centrar-se em três eixos principais: combater o preconceito contra a saúde mental, melhorar o nível de informação da população e assegurar uma rede de apoio em saúde mental que seja universal, eficiente e de fácil acesso a quem dela necessite.


Medidas Propostas
  1. Para prevenir a manifestação de problemas de saúde mental, a escola deve implementar, todos os anos e em todos os níveis de ensino, um programa de intervenção e organizar campanhas de informação para a comunidade que chamem a atenção para este problema.
  2. Criar um Clube de Bem-Estar na escola que tenha como objetivo prevenir problemas de saúde mental entre as crianças e os jovens através de atividades de lazer que estimulem o seu gosto por estilos de vida física e mentalmente saudáveis e os ajudem a evitar situações de dependência e de violência. Este Clube pode fazer, também, a preparação de atividades que envolvam a participação das famílias dos alunos.
  3. Garantir uma rede pública de apoio em saúde mental que seja acessível a todos e que responda de forma rápida e eficiente aos pedidos de ajuda, em especial para aqueles que se encontram em fases de risco aumentado, como acontece com os adolescentes. O governo deve colocar psicólogos a tempo inteiro nos centros de saúde e nas escolas em número suficiente para que possam responder rapidamente àqueles que pedem ajuda e acompanhá-los durante o tempo que for necessário.