PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, Almeida


Exposição de motivos
Consideramos crucial alertar os jovens para a Saúde Mental. Quando falamos neste assunto, procuramos formas de prevenir e enfrentar os percalços do quotidiano.
Concluímos que, estas medidas são originais e focam-se nas necessidades atuais dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Realização de workshops interativos, a nível nacional, com a participação das escolas aderentes, uma vez por período/semestre. No 1.º período/semestre, dedicar uma semana à sensibilização da problemática da Saúde Mental, com atividades alusivas ao tema em questão.
  2. Colaboração de compositores na criação de uma canção e respetivo videoclipe alusiva à Saúde Mental nos jovens, com a parceria da DGS, DGE e CPCJ, com uma intenção interventiva.
  3. Construção de um mural em cada escola do país, funcionando como diário anónimo, onde todos os alunos da respetiva escola poderiam realizar os seus desabafos anonimamente. Após 2 anos escolares, os murais de todas as escolas iriam ser reunidos, e analisados por uma equipa multidisciplinar, a fim de averiguar dentro da Saúde Mental, quais são as questões com mais predominância nos jovens, para que no projecto PES e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento pudessem ser abordados estes temas.