PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Seia


Exposição de motivos
Nos últimos anos, as questões de Saúde Mental têm ganho uma grande relevância. Entre outros, a agitação da vida das pessoas e as mudanças dos núcleos familiares, são fatores que têm contribuído para o aparecimento de problemas que, direta ou indiretamente, causam um stress acrescido nas rotinas diárias e impedem a felicidade plena. Num sentido muito negativo, a pandemia foi a cereja no topo do bolo.
As crianças e os jovens não são exceção. A gravidade e a dimensão dos casos é tão grave que urge atuar em meio escolar de forma a identificar e ajudar a resolver as diferentes situações.


Medidas Propostas
  1. Disponibilização de mais psicólogos nas escolas e nos Centros de Saúde, ajudando a identificar as diferentes situações problema em ambiente escolar.
  2. Realização de ações de formação para professores e assistentes operacionais sobre Saúde Mental dos Jovens, a fim de os ajudar a compreender e a intervir nos diferentes problemas. Reforçando o autocuidado, o cuidado com os seus pares e a autoconfiança para assumir e enfrentar desafios.
  3. Criar condições para o aumento do convívio entre os jovens no espaço escolar, promovendo o fortalecimento emocional.