PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Gouveia


Exposição de motivos
“Saúde mental nos jovens: que desafios? Que respostas?” O que pode cada cidadão fazer sabendo que a saúde mental é influenciada pelas vivências individuais, pelo contexto familiar, escolar e comunitário? Numa primeira fase, identificámos diversos problemas. Posteriormente decidimos apontar medidas para combater aqueles que consideramos serem os de maior pertinência, a saber: a ansiedade inerente ao stress das avaliações e à existência de um calendário escolar desajustado; a falta de formação e informação que norteia o tema da saúde mental; a ausência, muitas vezes, de uma resposta imediata e eficaz para a resolução do problema. Em suma, Prevenir, Formar e Combater.
As medidas aprovadas revelam ainda outra dinâmica ou preocupação: a sua aplicação/amplitude: Assim, uma medida será de âmbito nacional, outra regional e, finalmente, uma de âmbito local. Este nosso projeto é a nossa voz, é a nossa forma de colaborar para a criação de uma sociedade melhor, mais saudável, bem formada e informada. Este é o nosso primeiro passo.


Medidas Propostas
  1. A nível nacional, ser restruturado o calendário escolar com uma interrupção obrigatória das atividades letivas a meio do primeiro e segundo período.
  2. A nível regional, a criação de equipas multidisciplinares, com psicólogos, pedopsiquiatras, nutricionistas, assistentes sociais(...) que seria acessível, a quem necessitasse urgentemente de apoio.
  3. A nível local, serem dinamizadas ações de formação e informação destinadas a encarregados de educação, docentes, diretores de turma e assistentes para deteção, prevenção e encaminhamento de situações.