PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca/Aguiar da Beira


Exposição de motivos
Criar situações que proporcionem aos alunos espaço e oportunidade para debater assuntos do seu interesse e ou preocupação, estimulando a geração de ideias, exercício da democracia, dinâmicas de grupo, desencadear debates com várias parcerias para sensibilizar os jovens e a comunidade escolar sobre a saúde mental dos alunos, a aceitação da sexualidade e outros assuntos que possam causar um mau estar psicológico nos alunos, podendo ainda convidar alguém influente nos jovens, como por exemplo uma celebridade. Melhorar a autoestima, proporcionar situações de convívio entre alunos/famílias/professores e outros elementos da comunidade educativa, estimular o aparecimento de novos talentos no domínio artístico, fomentar o gosto pelas apresentações em público, desenvolver autonomia e responsabilização nos alunos, promovendo o seu compromisso e envolvimento no debate de assuntos do seu interesse.
Por vezes os alunos sentem-se desconfortáveis com a abordagem e intromissão por parte dos professores, por isso deve haver uma maior compreensão por parte dos professores acerca do espaço pessoal do jovem não o deixando desconfortável ou perturbado, entendendo também que os alunos também têm as suas próprias vidas para além da escola, não passando assim essa barreira do espaço pessoal. Os professores devem exigir dos alunos o cumprimento das regras dentro da sala de aula, mas devem ao mesmo tempo saber avaliar e ter o cuidado de não invadir a esfera particular de cada aluno não fazendo comentários com assuntos que os alunos não gostam de ver expostos perante a turma/colegas.


Medidas Propostas
  1. Caixa secreta de questões/sugestões com a realização de eventuais palestras sobre temas propostos e concurso de talentos. Esta medida pretende criar oportunidade para os alunos se envolverem no debate de temas do seu interesse e ou preocupação.
  2. Compreensão por parte dos professores. Os alunos querem que os professores respeitem o seu espaço pessoal, devem evitar qualquer comentário ou abordagem sobre a esfera pessoal do aluno que por vezes o pode deixar desconfortável perante a turma.
  3. Não há.