PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica José Carlos da Maia, Olhão


Exposição de motivos
A Saúde Mental nos jovens é um problema que sempre existiu, mas muito acentuado neste momento. Sendo a Escola um local muito abrangente, onde se ensina, mas também onde se cuida, é urgente implementar medidas para a prevenção e para o tratamento desta importantíssima problemática.
A prática regular de atividade física, para além dos tempos obrigatórios que constam no currículo, é fundamental.
A organização pessoal ou a falta desta pode transformar-se numa fonte de stress.
Os psicólogos escolares têm inúmeros casos para tratar, alguns deles graves, sendo-lhes difícil fazer um acompanhamento mais individualizado e regular do que já fazem.
O estabelecimento de parcerias com entidades externas, nomeadamente com a Ordem dos Psicólogos, ou com as Universidades onde exista a licenciatura de Psicologia, pode suprir uma lacuna na área da saúde mental e ser uma mais-valia na sua promoção junto dos alunos, professores e encarregados de educação.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma equipa maior de psicólogos nos Agrupamentos de Escolas, com um horário mais abrangente.
  2. Criação de calendário escolar, com os testes e trabalhos, realizado pelos professores e alunos, de modo a evitar sobreposição de momentos de avaliação, e a reduzir a pressão escolar, que preocupa muitos alunos.
  3. O Desporto Escolar deveria oferecer modalidades desportivas mais diversificadas (por exemplo Yoga ou Boxe), e com horário mais alargado, uma vez que a prática de atividade física ajuda a gerir com mais eficácia situações problemáticas e a proporcionar melhor oxigenação do cérebro, podendo mesmo equivaler à toma de um antidepressivo ligeiro.