PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Internacional de Vilamoura


Exposição de motivos
1. Esta medida, uma vez que nas escolas portuguesas não existe número suficiente de psicólogos para a quantidade de alunos, contribui para minimizar o problema e também para detetar situações preventivamente.
2. Esta medida irá incentivar os jovens, que passariam a ver a ida ao psicólogo ou outro profissional como algo normal, quebrando barreiras criadas por preconceitos comuns nesta faixa etária. Sessões no currículo de cidadania; visitas de especialistas (psicólogos, psiquiatras…) às aulas por forma a mostrar a importância dos mesmos; ajudar a reconhecer que se precisa de ajuda... Seria algo importante a regularização das idas ao psicólogo escolar.
3. Esta medida pode ser implementada com formas de facilitar a prática do desporto (* Sensibilização para os benefícios da prática desportiva – gestão do tempo, relações sociais, valores de cooperação, saúde mental e bem-estar - * dias abertos entre escolas e clubes de desporto; * maior fomento do desporto escolar). Esta medida pode também problematizar o uso excessivo de tecnologias e redes sociais, facilitadoras de estados de não-saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Formação dos funcionários e dos docentes, nas escolas, para abordagem básica acerca da saúde mental e possível deteção de situações de risco e/ou de problemas mentais.
  2. Intervenção psicológica individualizada ou em grupo.
  3. Incentivo à prática de atividades desportivas.